20 de Julho de 2010 10h45

Secretário afirma que Qualix vai cumprir rescisão de contrato com a prefeitura

20/07/2010

Marcio Camilo-Assessoria/PMC

A Qualix , empresa coletora de lixo doméstico em Cuiabá, assumiu o compromisso de cumprir a rescisão de contrato com a Prefeitura de Cuiabá. A afirmação é do secretário municipal de Infraestrutura, Euclides Santos que concedeu entrevista na manhã de hoje (20.07) ao programa Cidade Independente, da radio Cidade (94,3).

“Ontem à noite nós nos reunimos com a Qualix, e ao final da reunião ficou acordado que o lixo coletado pela empresa na segunda-feira feira (19-07) será descarregado no aterro sanitário”, garantiu o secretário, ressaltando que a coleta foi realizada de modo irregular, já que a prefeitura rescindira o contrato com a Qualix na última sexta-feira (16.07).

Quanto à alegação da Qualix de ser credora de uma divida não quitada pela prefeitura referente ao serviço de coleta de lixo, Euclides disse que o município não deve “um tostão” para a empresa. “É ela (Qualix) que deve satisfação à população pelo péssimo serviço realizado. Além disso, a empresa foi multada pela prefeitura no montante de R$ 4 milhões, devido à irregularidade na coleta de lixo”, explicou.

Ele falou sobre o novo sistema de coleta de lixo a cargo da empresa Delta. “Em todos os caminhões coletores serão instalados GPS e rádio. Então, o cidadão que estiver insatisfeito com o serviço poderá reclamar na Seminfe, que nós identificaremos o problema e buscaremos saber por que tal caminhão não realizou a coleta corretamente”, contou o secretário, acrescentando que a mão de obra será responsabilidade da empresa, que vai disponibilizar 96 coletores, 32 motoristas e 16 caminhões.

Sobre os mutirões de coleta de lixo realizados na capital, o secretário da Seminfe garantiu que eles serão concluídos ainda esta semana. Hoje, segundo Euclides, a prefeitura atende uma demanda de 700 toneladas de lixo por causa da coleta irregular. “Assim que esse acúmulo for eliminado, nossa idéia é manter uma coleta três por semana nos bairros”, acentuou.

Euclides Santos informou ainda que a prefeitura terá um economia de R$ 500 reais/mês com o novo serviço de coleta de lixo. Ela também pediu desculpas à população e um pouco mais de paciência. “Agora estamos na reta final para resolver esse problema. Não temos mais nenhum compromisso com a Qualix e peço uma pouco mais de paciência aos munícipes, pois logo a coleta de lixo será normalizada”.