31 de Maio de 2010 13h15

Pronto Socorro de Cuiabá reabre as portas para a população

31/05/2010

Marcio Camilo

Autoridades políticas, profissionais da saúde e representantes da imprensa prestigiaram na manhã de hoje (31-05) da solenidade da inauguração das obras de reforma do Hospital Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC). A obra é considerada a maior que a unidade de saúde já recebeu em seus 32 anos de existência.

O prefeito Chico Galindo, logo após o descerramento da placa, fez questão de ressaltar o empenho dos servidores da saúde em manter os serviços à população durante a reforma do HPSMC. “Apesar do espaço reduzido de que dispunham, esses profissionais não desanimaram e sempre buscaram atender a população cuiabana com o maior empenho possível”, disse.

Galindo também lembrou o trabalho iniciado pelo então prefeito Wilson Santos. “O Pronto Socorro atende pessoas do Estado inteiro e durante a reforma tivemos que improvisar algumas áreas para o atendimento. A semente foi plantada lá atrás, e agora colhemos os frutos. Wilson Santos merece o nosso respeito pela coragem de realizar uma obra tão importante para Cuiabá”.

Visivelmente emocionado, o secretário de Saúde de Cuiabá, Maurélio Menezes, frisou que a reestruturação do HPSMC trata-se de um novo conceito de atendimento aos munícipes. “Essa obra é um marco histórico. Além de toda reestruturação física, incluiu a aquisição de novos equipamentos, com o surgimento de uma proposta inovadora para a saúde da Capital”.

Logo após os pronunciamentos das autoridades, Galindo conferiu, juntamente com os presentes, os novos aparelhos e as novas instalações do Box de Emergência e das unidades de Pronto Atendimento Adulto e Infantil.

O HPSMC é referência de atendimento em todo o estado de Mato Grosso, socorrendo também pessoas vindas de outros países. A unidade atendia 18 mil pessoas/mês, e teve que reduzir esse atendimento em mais de 50% durante o período das obras. A reforma seguiu as exigências do convênio firmado com o Governo Federal via programa Qualisus. Foram investidos R$ 6 milhões, sendo R$ 3 milhões destinados as obras estruturais e os outros R$ 3 milhões para a aquisição de novos equipamentos.

Conheça o ciclo estratégico dos pacientes dentro do Hospital

Atendimento Organizacional

Estruturação de Permanência

Ala Vermelha