19 de Julho de 2010 15h15

Prefeitura garante direitos dos trabalhadores da Qualix

19/07/2010

Da Redação-Assessoria/PMC

Para garantir a rescisão contratual seguida dos respectivos pagamentos dos funcionários da Qualix, a prefeitura de Cuiabá decidiu bloquear o pagamento da última parcela devida à empresa, referente ao pagamento dos serviços prestados em junho. A decisão de condicionar a quitação da dívida com a empresa à rescisão dos funcionários foi tomada pelo prefeito Chico Galindo na última sexta-feira, depois de anunciar o rompimento do contrato com a Qualix.

O repasse seria feito nesta terça-feira (20-07) no valor de R$ 1,5 milhão. Mas, enquanto a Qualix não cumprir todos os compromissos salariais com os trabalhadores que faziam a coleta de lixo da capital, a prefeitura não irá liberar os recursos. Do total de 204 funcionários que prestavam serviços para a Qualix, atendendo Cuiabá, muitos  já foram ou ainda serão aproveitados pela Delta, a empresa contratada em regime de emergência para realizar a coleta de lixo na Capital.

O procurador Geral do Município, Fernando Biral, explicou que a Prefeitura de Cuiabá não tem nenhuma dívida antiga com a Qualix. Uma pendência referente ao ano de 2008 já foi paga de forma parcelada. “O último compromisso é essa parcela que vence amanhã (20-07). Além disso, a Qualix deve uma multa com o município, no valor de R$ 1,8 milhões, aplicada na última semana, devido à não prestação dos serviços contratados. A empresa tem cinco dias para recorrer desta multa. Por isso, e para garantir os direitos do trabalhadores, vamos reter essa parcela”, frisou o procurador.