22 de Julho de 2010 13h15

Palácio Alencastro passa por adequações

22/07/2010

Da Redação/PMC

A sede da prefeitura de Cuiabá, o Palácio Alencastro, está passando por uma série de adequações e reformas para melhor atender ao público externo. O objetivo é garantir conforto e segurança a população. A primeira adequação é referente a entrada do prédio. Agora, o acesso à prefeitura é feito somente após identificação, medida que já foi implantada na maioria dos órgãos públicos de todo país.

Os munícipes estão sendo cadastrados, inclusive para saber qual o número de pessoas que passam pelo prédio diariamente. Desde que o sistema começou a ser implantado, na semana passada, uma média diária de 330 pessoas (sem contar os servidores) procuram o Palácio. A falta de segurança era um problema dentro do prédio, devido, especialmente a ausência de controle de entrada e saída. Vários fatos aconteceram, como pessoas tentando agredir servidores ou furtos.

“A adequação visa prestar cada vez mais um melhor serviço ao cidadão. Queremos saber quais as secretarias mais procuradas, os serviços mais utilizados. Levantamento que ainda não temos. Com isso, vamos adequando o espaço para dar mais conforto e agilidade aos munícipes”, explica o superintendente de Patrimônio e Serviços do Município, Eduardo Branco Ayala.

A mesma medida é válida também para os servidores municipais lotados na sede da prefeitura. Todos estão sendo cadastrados e terão acesso ao Palácio  somente com o uso do crachá e passando pela catraca eletrônica.

Além da entrada, estão sendo feitas adequações em outros setores, como  estacionamento e o sétimo andar, onde fica o gabinete do prefeito. Também foram instituídas novas normas para uso do prédio, como o transporte de cargas e materiais, que só pode ser feito pela manhã, para não atrapalhar o atendimento ao cidadão no período da tarde. O atendimento ao público na prefeitura de Cuiabá é feito no horário das 12 ás 18 horas.

Outra medida, é que qualquer evento dentro da prefeitura deve ser comunicado previamente a Superintendência de Patrimônio e Serviços, para que sejam tomadas as devidas providências, inclusive de segurança.

“Estamos padronizando o material usado nas reformas das secretarias, tomando muito cuidado com alguns itens, como a parte elétrica”, explica Eduardo. Como o Palácio Alencastro foi construído em 1959, a parte elétrica precisa de cuidados especiais, já que na época da construção não existia a demanda de energia e pontos de eletricidade que existe atualmente. No sétimo andar, por exemplo, toda a parte elétrica e hidráulica passou por adequações.