16 de Julho de 2010 15h33

Nova ombudsman fala de seus projetos à frente da Ouvidoria

16/07/2010

Marcio Camilo - Assessoria/Secom Cba

Cobrar mais qualidade nos serviços públicos e promover a melhoria contínua das ações da Ouvidoria Municipal de Cuiabá. É com esse objetivo que a professora Adriana Venturoso assume o cargo de ombudsman, que tem como função encaminhar as manifestações do cidadão para as 16 secretarias da prefeitura da Capital. Ela substitui a professora Maria Rosário, que deixou o cargo ontem (15-07).

Empolgada e cheia de idéias, a nova ouvidora revelou que está elaborando um plano estratégico a ser concluído nos próximos 90 dias. “Em síntese, a nossa meta é promover uma constante melhoria nos trabalhos da Ouvidoria. No plano estratégico, pretendemos quantificar todas as manifestações dos munícipes, tanto as atendidas quanto as não atendidas”, pontuou. Ela acrescentou que quer“acompanhar de perto os projetos da prefeitura que são desenvolvidos com as crianças, os jovens, a família, e em especial com a mulher.

O lançamento da Carta do Cidadão, documento elaborado pela ouvidora Maria Rosario em colaboração com as secretarias municipais, é outra ação a ser posta em prática no início da sua gestão, segundo adianta Adriana Venturoso. “Também pretendemos criar uma cartilha informativa para os munícipes saberem da existência da Ouvidoria, além da realização de  seminários, com a intenção de explicar os trabalhos do órgão”, explicou.

A nova ombudsman da prefeitura ressaltou que também dará continuidade às demais ações desenvolvidas por Maria Rosário, como a implementação da lei de criação de cargos da Ouvidoria. “Além disso eu pretendo criar, na prefeitura, a lei que disciplina as reclamações dos serviços públicos. O objetivo é punir a secretaria que não atende as manifestações dos munícipes”, acrescentou.

Quanto à importância da Ouvidoria, a professora Adriana Venturo destaca o papel fundamental do órgão em estabelecer um canal de comunicação entre os munícipes e a prefeitura. “É interessante que o cidadão utilize esse órgão antes de procurar a justiça para reclamar dos serviços públicos”, observou.

Sobre a Ouvidoria -

Cuiabá foi o primeiro município mato-grossense a criar uma Ouvidoria para atender as reclamações, sugestões e denúncias dos cidadãos, em relação aos serviços prestados pela administração pública. A Ouvidoria da capital se diferencia das demais, pois é a única do país a possuir o cargo de Ombudsman, que manifesta publicamente as suas críticas a gestão municipal.

A Ouvidoria Municipal de Cuiabá foi criada no ano de 2006 e tem como função protocolar a manifestações dos munícipes e acionar as secretarias responsáveis  para a solução dos respectivos problemas. O órgão também busca elaborar medidas no intuito de melhorar os serviços prestados pela Prefeitura de Cuiabá.

A Ouvidoria recebeu respaldo instantâneo da sociedade e mostrou sua utilidade também como instrumento de participação popular, além de auxiliar na implementação de mudanças e de tomada de decisões por parte do governo municipal.

O significativo índice de acesso ao órgão mostra que o cidadão encontra na Ouvidoria pública uma oportunidade de vencer barreiras burocráticas, receber atendimento personalizado, humanizado, digno, e manter uma comunicação direta com o governo.

Fale com a Ouvidora: 0800 -654- 056