16 de Julho de 2010 18h00

Euclides Santos acredita na eficiência do trabalho da nova empresa

16/07/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

Logo após a coletiva do prefeito Chico Galindo (hoje -16-07), no Auditório da Secretaria de Finanças, o secretário Euclides Santos, da Secretaria de Infraestrutura afirmou que se sentia aliviado, um sentimento que ele estendeu à população da Capital, pela decisão da prefeitura de rescindir o contrato com a Qualix, que respondia pela coleta de lixo. O serviço prestado pela Qualix, segundo definição de Euclides, era “incompatível à necessidade da cidade, e deixava a desejar totalmente”.

"Com a contratação da Delta, a quinta empresa brasileira no ramo da construção civil e em outras áreas, Cuiabá ganha com a garantia de eficiência na coleta de lixo. Temos que parabenizar o prefeito Chico Galindo por esta decisão. A partir da próxima semana já teremos um sistema operacional de coleta comprovadamente avançado. Nos dias anteriores à entrada oficial da Delta para trabalhar o sistema, ou seja, hoje (sexta), amanhã (sábado) e domingo, a Seminfe vai realizar mutirões intensivos, efetuando uma coleta provisória", explicou Euclides Santos.

Ele reconheceu que existe um percentual preocupante de lixo acumulado na cidade, por conta das falhas da Qualix enquanto respondia pela operação, seja com a greve de garis, seja com entraves administrativos. "Multamos a Qualix várias vezes, multas que chegam a R$ 9 milhões. A Qualix sempre foi notificada por falhas na coleta. Felizmente, deixou de fazer parte hoje da história de Cuiabá, com a rescisão do contrato de coleta de lixo. A Capital começa a vivenciar uma nova fase, bem melhor em termos de limpeza. A programação é de os caminhões da Delta passarem três vezes por semana nos bairros".

O secretário solicita à população para que dê apoio à Prefeitura até à regularização total da coleta de lixo, na próxima semana. "No segundo domingo (25), as mudanças na coleta de lixo serão notórias, favoráveis ao que a população sempre esperou do Poder Público. Pedimos paciência aos habitantes de Cuiabá, pois esse apoio é muito importante. É grande a satisfação ter uma nova empresa responsável pela área, após o basta definitivo da Prefeitura à Qualix. Agradecemos ainda à imprensa pelo apoio manifestado quando da divulgação das falhas no sistema. Conforme tem enfatizado o prefeito Chico Galindo, o trabalho da imprensa cuiabana foi fundamental para que fosse encontrada uma solução, ressaltou.