16 de Julho de 2010 17h51

Delta assume coleta de lixo em Cuiabá; contrato com a Qualix foi rescindido

16/07/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá

O prefeito de Cuiabá, Francisco Bello Galindo Filho, assinou hoje (16-07) um contrato emergencial para coleta de lixo na Capital com a empresa Delta, representada pelo gestor operacional Felipe Cota Vasconcelos. A Qualix, empresa que operava a coleta de lixo em Cuiabá teve seu contrato rescindido. A nova empresa começará a operar a partir desta segunda-feira com 20 caminhões novos, como garantiu o prefeito. Ele pediu apoio da imprensa ao explicar que a coleta será feita em regime de mutirão nesta sexta-feira, sábado e domingo, enquanto a Delta não assume o trabalho. "Já no próximo domingo vocês terão uma limpeza pública diferenciada e positiva, ao contrário daquela que a Qualix apresentava”, destacou.

A apresentação da nova responsável pela coleta de lixo foi feita em coletiva à imprensa no subsolo do Palácio Alencastro, com a participação do presidente da Sanecap, Carlos Roberto da Costa; Secretário de Infraestrutura, Euclides Santos; Procurador Geral,  Fernando Biral; sub-prefeita da Regional Sul, Tânia Matos; presidente do sindicato dos Garis, Célio Catani; e do presidente do sindicato dos Rodoviários, Omir Justino Feo, entidades de classe que apoiaram a decisão do prefeito em rescindir o contrato com a Qualix e contratar uma nova empresa. Face ao acordo com os sindicatos, os funcionários que prestavam serviços à Qualix serão aproveitados na Delta.

"Trata-se de um momento difícil, que exigiu uma ação muito importante para Cuiabá. Com a contratação da Delta o problema do lixo fica resolvido, agora que a Sanecap assumiu o aterro sanitário. Ultimamos um processo emergencial de terça-feira para cá, e a Delta foi quem apresentou melhor proposta. Enfim, ganha Cuiabá, que seguramente será uma cidade mais limpa", frisou Chico Galindo.

Ele disse que o contrato firmado anteriormente com a Qualix era com base no peso do lixo transportado, e que somava aproximadamente R$ 1,550 milhão/mês. "Nós alugamos caminhões zero Km com motoristas e garis, munidos de compactadores modernos. Tivemos coragem de rescindir o contrato firmado com a Qualix, mas precisávamos tomar essa decisão. É lógico que, nos próximos dois ou três dias teremos problemas na coleta, até que a Delta entre em campo  para operar o sistema. O importante é que Cuiabá vai registrar mudança radical na limpeza”, observou.

O prefeito explicou que foram contratados 16 caminhões, mas a empresa, disponibilizou 20 unidades para colaborar com as necessidades. "Para ajudar Cuiabá, se dispuseram atuar  com 20 caminhões, o que é uma ajuda excepcional diante das dificuldades que a população enfrenta. Eu conto também com o apoio dos presidentes de bairros, porque nosso objetivo é restabelecer uma coleta programada, regular e satisfatória. E, finalmente, agradeço o apoio do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público. Outro apoio crucial foi dos sindicatos (Rodoviários e Garis), que sofreram com os impasses da Qualix - a quem não devemos um centavo sequer. Os pagamentos a essa empresa estão rigorosamente em dia".