Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Setembro de 2011 10h50

SUGESTÃO DE PAUTA - Assistência Social está fazendo abordagem de moradores de rua do Porto

27/09/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), está desenvolvendo uma ação junto a população que vive na região do Porto, em situação de vulnerabilidade social. A ação, denominada de Porto da Paz, é promovida em parceira com a Polícia Militar.

Durante a ação, está sendo feita a abordagem e a triagem daquelas pessoas, verificando inúmeros pontos, como a origem (se residem em Cuiabá ou vieram de outras localidades), situação criminal (se tiver ocorrências, serão encaminhadas ao CISC Verdão), situação da saúde, se são usuários de drogas, se recebem benefícios do governo, entre outros.

Após a abordagem e a triagem, dependendo da situação, as pessoas serão encaminhadas a diferentes pontos, como o CREAS (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), a Casa de Abrigamento de Mulheres Vítimas de Violência e ao Albergue Municipal Manoel Miraglia e, até mesmo, ao Hospital Adauto Botelho.

A ação Porto da Paz serão desenvolvida durante toda a semana, nos três períodos – matutino, vespertino e noturno. O objetivo é abordar e cadastrar todos que passarem pela região durante a semana. A diretora de Gestão e Políticas Sociais da SMASDH, Rosa Maria Luzarno, explica que a população que vive nas ruas, em situação de vulnerabilidade social, se movimenta muito, mudando de lugares pela cidade a todo momento, por isso, a SMASDH  espera conseguir um grande número de pessoas abordadas e encaminhas para assistência e recuperação.

Estarão atuando na ação Porto da Paz aproximadamente 30 policiais militares e três equipes da Secretaria Municipal.

Para mais informações, os contatos na SMASDH são: Edilson Proença: 9903-1013 (Gerente da Coordenadoria de Proteção Especial e Alta Complexidade) ou Rosa Maria Luzarno: 9287-2160 (Diretora de Gestão e Políticas Sociais).

Assunto: Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano  de Cuiabá promove ação Porto da Paz

Quando: 27/09/2011 – Terça-feira

Horário: Período diurno e noturno

Local: Bairro Porto – Cuiabá