Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Setembro de 2011 14h38

Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro terá início dia 15 de outubro

28/09/2011

Angela Jordão - Secom Cuiabá (65) 8453-6822

 

A Prefeitura de Cuiabá definiu que a primeira edição do programa “Valorizando Vidas no Seu Bairro” será no dia 15 de outubro, no bairro Campo Velho, na Regional Leste. A escolha de um sábado para realizar o evento visa dar oportunidade para que todos possam participar do evento. Uma reunião, nesta quarta-feira, comandada pela primeira dama de Cuiabá e coordenadora do programa, Norma Sueli Galindo, definiu as ações que cada secretaria municipal irá promover durante o evento.

O Valorizando Vidas no Seu Bairro vai levar direito e cidadania para a população cuiabana, por meio de ações desenvolvidas diretamente nos bairros, junto aos moradores. O programa foi criado pela primeira dama, visando beneficiar, inicialmente, as famílias que trabalham no aterro sanitário municipal.

A edição nos bairros tem o objetivo de levar até a população carente ações e serviços as quais, normalmente, não tem acesso.  O programa servirá para o fortalecimento dos vínculos comunitários, desenvolvendo atividades voltadas ao meio ambiente, educação sanitária e a inclusão social das famílias. Isto será feito por meio de inúmeras ações e serviços, sejam pontuais - como confecção de documentos - ou políticas públicas continuas. A prioridade é atender a gestantes e mães que tenham filhos na educação infantil de zero a seis anos, adolescentes e idosos.

Alguns dos exemplos de ações a serem desenvolvidas: a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizará, nos bairros contemplados, diversos serviços, como: pintura de meio fio das ruas, podas de árvores, substituição de luminárias queimadas, operação tapa-buraco, recolhimento de entulhos, instalação de tampas de fossas e restauração de obras publicas.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) realizará os trabalhos do CRAS, Bolsa Família, Centro de Iniciação Profissional - CIP, Centros de Integração, CREAS e Centro de Convivência do Idoso-CCI. A SMASDH também fará o cadastramento dos moradores dos bairros nos programas assistenciais oferecidos pelo Governo Federal.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará ações como: consulta médica, vacinação, teste de glicemia, conferência da pressão arterial, informação e orientação à DST/AIDS, prevenção da dengue, tipo sanguíneo, e atendimento odontológico, distribuição de kits de saúde bucal e vacinação de cães entre outros.

A coordenadora do programa, Norma Sueli Galindo, explica que, além das ações nos bairros, o Valorizando Vidas terá uma sede fixa, onde as pessoas terão todos os programas na área social, além de cursos de capacitação e qualificação.

A segunda edição do evento será na Regional Norte (05/11), depois na Regional Oeste (26/11), e em seguida na Regional Sul (17/12). A meta é atingir todos os 206 bairros da capital.