Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Dezembro de 2011 10h59

Prefeitura de Cuiabá capacita mais de 120 servidores em Libras

02/12/2011

João Ribeiro – SMASDH: 9976-0081

 

Com o objetivo de promover integração com os deficientes auditivos, mais de 120 servidores municipais terminaram o segundo módulo do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na última quinta-feira (01/12), no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT).

O curso é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Secretaria Municipal de Educação (SME) e CREA-MT.

A funcionária da SMASDH, Ivone Silva, disse que gostou de participar e está fazendo o curso para poder se comunicar melhor com os deficientes auditivos. “Entrei sem grandes expectativas, mas depois acabei gostando do curso. Quando precisar conversar com algum deficiente auditivo no trabalho ou na rua conseguirei me comunicar com eles sem problemas”, afirmou.

Segundo o professor do curso, Everaldo Aparecido da Silva, que é deficiente auditivo, os alunos precisam praticar a linguagem de sinais, para não esquecer. “Como não é hábito o uso de Libras para se comunicar é necessário praticar frequentemente. Quando virem um deficiente auditivo, conversem com ele, todos gostam e merecem atenção”, alertou ele.

O curso de Libras, ministrado no CREA-MT, é dividido em três módulos, com duração de seis meses, num total de 80 horas. Em 2012 novas turmas serão abertas.