Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Julho de 2010 18h15

Jovens que cumprem medidas sócio-educativas discutem direitos e deveres do cidadão

16/07/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano – Smasdh realizou nesta sexta feira (16-07) um encontro para 38 adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas. Estas medidas estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (art.117/ECA), e punem jovens que cometeram algum tipo de infração de serem úteis à sociedade. Eles não são privados do convívio social e familiar, porém desenvolvem tarefas em prol da comunidade e recebem uma educação para a boa convivência.

Tais jovens foram encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e recomendados a realizarem trabalhos em unidades como o Museu do Rio, Abrigo Bom Jesus, setor administrativo da própria Smasdh por uma equipe multidisciplinar do Creas, composta por psicólogo, assistente social e educador.Eles ainda devem participar de encontros educativos.

O Secretário Jader Moraes falou aos jovens que cumprem medidas sócio educativas sobre a importância da família e do relacionamento harmonioso para a recuperação e realização pessoal do ser humano. “Independente do erro cometido, o ser humano pode se recuperar; depois de pagar pela infração muitos têm uma nova oportunidade e o sucesso depende do investimento pessoal nos relacionamentos harmoniosos”, ressaltou Jader.

Durante o encontro o grupo de 12 adolescentes do Programa Projovem do CRAS Jardim Araçá deu as boas vindas a todos apresentando números de músicas e de dança moderna.