Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

Jader Moras reclama de investimentos da Copa 2014 na assistência social

23/07/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O programa de Erradicação do Trabalho Infantil-Peti Cuiabá através da Secretaria Municipal de Assistência Social acaba de renovar parceria com entidades prestadoras de serviços sociais. O termo foi assinado quinta feira (21-07), no auditório da Legião da Boa Vontade - LBV, no bairro Dom Aquino, prestigiado por representantes de diversas entidades, com Acrif-Associação da Criança Feliz, Associação de Mulheres do Bairro Jardim Vitória-Dunga Rodrigues, Casa de Assistência do Centro Espírita Mário Correia,  diretoria da Federação de Karatê-Dô Tradicional de Mato Grosso Academia Shotokan, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos e o comando do 44° BIMTz.

De acordo com o secretario de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Edivá Pereira Alves, Os parceiros vão trabalhar com o programa Peti para possibilitar a realização de atividades de educação, esportes e artes. Ele deu ênfase ao fato de que o trabalho a ser  realizado em parceria com o Peti visa a educação para o trânsito, e lembrou que Cuiabá vive hoje muitos problemas no trânsito por causa do excesso de veículos em circulação pela cidade. “Em torno de 270 mil veículos estão em circulação, o que dá uma média de um carro para cada dois habitantes da capital”, comparou.

“Precisamos trabalhar a educação destas crianças que serão adolescentes daqui a três anos; a cidade vai receber cerca de três bilhões de reais em investimentos para a infra-estrutura, para sediar jogos da Copa 2014. Vamos mudar hábitos, melhorar nossos costumes. Um ambiente com mais harmonia no trânsito, em que cada um ocupe o seu espaço, possibilitando a acessibilidade e o respeito aos portadores de deficiência, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção, e crianças é o foco do projeto que vamos desenvolver junto com o Peti”, informou o secretário.

O Secretario da Assistência Social de Cuiabá, Jader Moraes, agradeceu o empenho dos parceiros na realização de projetos como o Peti e também destacou os investimentos da Agecopa na capital. “Cuiabá vão receber uma grande injeção de recursos para os preparativos da Copa 2014. A área de assistência social, no entanto, justo a que trabalha mais intensamente no desenvolvimento humano, ficou  fora destes projetos”, lembrou o secretário, solicitando “aos parceiros que também cobrem investimentos nesta área”. E disse que “caso contrário, vamos ver nossa cidade se encher de favelas e de muita violência; prova disto é a superlotação dos albergues municipais desde o anúncio da cidade como uma das sedes da Copa”.

Jader Moraes alertou que mais e mais pessoas oriundas de todos os cantos do país estão vindo para Cuiabá, sem recursos, sem instrução e sem capacitação. Esse grande número de migrantes ocorre, segundo o secretário, “porque a maioria não consegue uma colocação e, para não deixá-los nas ruas, nós os hospedamos emergencialmente. Mas a cidade precisa dar suporte a essas pessoas com cursos, encaminhamento para emprego, e condições dignas de moradia. Precisamos pensar, planejar e investir na área da assistência social e desenvolvimento humano de Cuiabá ”, ressaltou o secretario.