Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

23 de Junho de 2020 09h33

Idosos recebem atendimento diferenciado durante o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus

23/06/2020

CAROLINA MIRANDA

Os mais de dois mil idosos assistidos pele rede de atendimentos ofertados pelos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’S), coordenados pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, desde início da adoção de medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus na Capital, estão recebendo uma atenção diferenciada. A orientação repassada foi que cada coordenador e equipe técnica elaborasse medidas alternativas de atendimento para monitoramento diário dos idoso.

Apesar das unidades estarem fechadas, um planejamento especial foi montado para dar continuidade nas atividades que já vinham sendo desenvolvidas nesse momento de pandemia.

Apesar das atividades coletivas e em grupos terem sido suspensas e as unidades ficarem fechadas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (20), os idosos continuam recebendo atenção.

A criação de grupos de wattsapp, foi uma delas, sendo criada para manter o contato direto com os usuários, canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido. As equipes estão fazendo plantões de trabalho para oferecer essa assistência a população da terceira idade.

Além disso, para dar continuidade aos tratamentos de saúde, as receitas médicas e ou medicamentos de uso contínuo, estão sendo entregues nas residências dos idosos. Vídeos com exercícios físicos, também estão sendo enviados para os idosos.Bem como distribuição de cestas básicas, cobertores, máscaras de proteção e álcool gel. 

“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do Coronavírus e estão ficando em casa”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.  

Além das quatro unidades dos Centros de Convvência de Idosos, os idosos assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, ou via wattsapp ou por meio de contato telefônico.

As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.