Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ACOLHIMENTO

14 de Agosto de 2020 16h24

Famílias assistidas pelos CRAS são acompanhadas nesse momento de pandemia

14/08/2020

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que são ofertados dentro da rotina de trabalho desenvolvida nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram retomados, mas de forma remota. Cada unidade criou ferramentas que possibilitam o acompanhamento, mesmo que a distância, das famílias assistidas pelos Centros de Referência. Dentre as estratégias adotadas está a criação de grupos de WhatsApp. 

São elaborados vídeos, orientações, palestras virtuais para que as pessoas possam expor o dia a dia, nesse momento de pandemia do novo coronavírus. “E para aquelas pessoas que não possuem acesso ao meio virtual, a equipe telefona para saber como estão e se precisam de auxílio”, disse a pedagoga responsável pelo serviço, Cristiane Delmondes. 

O serviço tem como público alvo as crianças de 6 a 11 anos, adolescentes de 12 a 14 anos e também idosos. 

Neste mês de agosto, em que é comemorado o Dia dos Pais, o tema que está sendo trabalhado é a importância da figura paterna no ambiente familiar. 

"A aceitação está sendo muito boa", pontuou a pedagoga. "Contamos até com a participação dos pais. Foi emocionante. Cartas com declarações de amor foram escritas pelas crianças e adolescentes. Isso demonstra que o intuito do trabalho está sendo atingido: a harmonia no âmbito familiar”, ressaltou Delmondes. 

“Assim como nos Centros de Convivência dos Idosos, esse trabalho já está sendo desenvolvido nos CRAS também. O nosso objetivo é oferecer todo acolhimento, ainda mais nesse momento de crise que todos nós estamos vivenciando. É meta da gestão Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer todo acolhimento necessário para as famílias em situação de vulnerabilidade social aqui da Capital”, concluiu a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.