Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Novembro de 2010 08h00

Entidades de defesa e proteção à criança e ao adolescente se unem contra as drogas

29/11/2010

Da redação/PMC

A prevenção e o combate ao uso de drogas na infância e na adolescência estão mobilizando entidades que compõem a rede social de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na capital mato-grossense. Nesta terça-feira( 30-11), à partir das 8hs, um evento liderado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e o Adolescente de Cuiabá (CMDCA), presidido pela professora Edvair Pereira Alves, e o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), sob a presidência de Alberto Amaral Marques, vai debater o “Uso Indevido de Drogas na Infância e Adolescência e suas Conseqüências”.

O encontro faz parte do calendário de comemorações dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e acontecerá no auditório Maestro China, no prédio da Secretaria Municipal de Educação ( Rua Diogo Domingos Ferreira, bairro Bandeirantes), com palestras direcionadas às crianças e aos adolescentes de escolas municipais, projetos e programas sociais.

Além de palestras e debates ministrados por profissionais de grande conhecimento no assunto, como a delegada Maria Rúbia, da Dedica (Delegacia de Defesa da Criança e Adolescente), os organizadores do evento vão levar para o palco exemplos de ações públicas e não governamentais que estão dando certo na prevenção às drogas. Entre os exemplos a serem apresentados estão atividades desenvolvidas por crianças do projeto Educa Mais, da Prefeitura de Cuiabá, que consiste na oferta do ensino em período integral; do Projeto Tocando com Bolinha, da ONG Comitê Pró-infância, patrocinado pelo programa Itaú Solidário, que oferece escola de música às crianças da periferia, e de alunos do Proerd(Programa Educacional de Resistência ás Drogas e a Violência), da Polícia Militar.

A presidente do CMDCA, professora Edvair Alves, especialista em Educação Infância, destacou que dentro das comemorações dos 20 anos do ECA a prevenção às drogas é uma das grandes preocupações. Ela observou que os estudos e estatísticas mostram que são as drogas que levam às mais diversas formas de violência, entre as quais assaltos, assassinatos e prostituição.

Para o mês de dezembro, o CMDCA programou outras atividades de comemoração do ECA. Além de ministrar palestras em instituições de ensino e distribuir material de divulgação do Estatuto, no dia 18 o Conselho levará informações sobre prevenção e combate às drogas aos estudantes e pais do Distrito de Nossa Senhora da Guia, uma comunidade turística. Esse evento também acontecerá em parceria com as escolas locais e entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente. 
 

O Que: Encontro sobre o tema “Uso Indevido de Drogas na Infância e Adolescência e suas Conseqüências”

Data: 30-12(terça-feira)

Local: Auditório Maestro China(prédio da Secretaria Municipal de Educação)

Horário: das 8 às 12hs

Informações no CMDCA - 3616-6738 e 3616-6739