Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Julho de 2010 14h35

CRAS Pedra 90 comemora 20 anos do ECA

15/07/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do bairro Pedra 90 comemorou, nesta quarta-feira (14-07), o 20º aniversário de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A festa contou com a participação de cerca de 200 moradores que prestigiaram o evento participando de palestras, apresentação de peça teatral e lanches.

O Grupo de atores voluntários liderados por Elton John e Lidoni se apresentou com um tema que aborda a pedofilia. Integrado por seis atores, o elenco mostrou o drama do assédio de um padrasto contra sua enteada Julinha, e que acaba num final feliz: ela se livra da situação graças a denuncia de uma vizinha atenta aos sinais apresentados pela menina. A encenação serviu de alerta às famílias e jovens que acompanharam com atenção os movimentos dos atores. No final eles distribuem algodão doce a todos.

"Eu já fui presidente de uma associação de moradores de bairros", relatou Elton Jonh, acrescentando que considera fundamental a ajuda da comunidade para melhorar a sociedade como um todo. “Nossa meta é levar esse espetáculo a creches e escolas pelo menos uma vez ao mês. É a forma que encontramos de contribuir em prol da melhora da qualidade de  vida aqui na comunidade e diminuir a violência", enfatizou.

A gerente do CRAS, Bartira Souza Albernaz, disse que o grupo de adolescentes do Programa Projovem preparou trabalhos manuais para serem distribuídos aos idosos da comunidade convidados para o evento. "O CRAS é a Casa da Família, o lugar certo para a convivência e interação social; eventos como esse são realizados sempre, não poderíamos esquecer o dia da criação do ECA, que é um grande avanço para a conquista de direitos. Sabemos das críticas sobre ele e acreditamos que os avanços passam pela organização social e o fim da violação de direitos",observou Bartira.