Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

28 de Junho de 2020 08h05

Coordenadores das unidades descentralizadas da Assistência Social recebem máscaras

28/06/2020

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Vinte e  três mil máscaras de proteção contra a contaminação do novo coronavírus foram entregues aos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado (Creas) e Conselhos Tutelares instalados na capital.

As máscaras vão beneficiar prioritariamente aquelas famílias mais necessitadas, cujos membros não tiveram condições de adquirir suas máscaras e que são atendidos pelas unidades de referência, além de idosos que frequentam os Centros de Convivência e pessoas que estão em albergues municipais.  Para esse grupo, serão destinadas 20 mil máscaras. Outras 3 mil máscaras serão distribuídas entre os 30 conselheiros tutelares, equipes administrativas e operacionais que trabalham nos seis Conselhos Tutelares de Cuiabá e 280 Organizações Não Governamentais (ONG’s), que atendem ao menos 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

De acordo com a secretária adjunta de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Clausi Barbosa, agora cada coordenador será o responsável em fazer a distribuição dos itens preventivos conforme demanda apresentada em cada região de abrangência. “Cada unidade recebeu em média, 400 máscaras. Cabe agora cada coordenador, fazer a distribuição correta para atender as pessoas em maior risco de vulnerabilidade social”, disse a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

As máscaras foram doadas por uma rede de empresários que, por meio do projeto “Máscaras para o próximo”, estão fazendo essa distribuição para diversos municípios de Mato Grosso. “Ações como esta sinalizam que é possível se cada um fazer a sua parte, contribuir para que essas pessoas enfrentem esse momento de pandemia bem melhores do que antes”, pontuou.

Além das máscaras de proteção, as unidades descentralizadas da Assistência Social, estão recebendo álcool gel, cobertores, cestas básicas, entre outros itens, conforme demanda de cada localidade.

“Essa doação veio de encontro a nossa Política de Assistência Social que é de oferecer uma atenção especial a essas pessoas que tanto precisam do auxílio do poder público. Que atitudes como essa se multipliquem, que tenhamos mais olhares como esse, para que possamos atender ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.