Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / APOIO

23 de Julho de 2020 12h12

Conselho da Mulher apoia campanha de incentivo a denúncias de violência doméstica

23/07/2020

CAROLINA MIRANDA

O Conselho Municipal da Mulher apoia a campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, lançada no mês de junho pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é incentivar denúncias por meio de um símbolo: ao desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao farmacêutico ou ao atendente do estabelecimento, a vítima poderá receber auxílio e acionar as autoridades. 

O Conselho apoia campanhas que auxiliem mulheres a fazerem denúncias. “Acreditamos que mais ações de sensibilização e apoio a essas mulheres vítimas de violência são fundamentais para que as vítimas sejam atendidas e entendam a importância da denúncia”, pontuou a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Fabiana Soares. 

Segundo ela, a instituição estimula ações empresariais voltadas ao acolhimento e orientação sobre serviços e direitos das vítimas, bem como a realização de ações e campanhas para a promoção da igualdade de gênero no trabalho e em casa. “Vale lembrar que a independência econômica e a estabilidade nas relações de trabalho da vítima são fatores importantes para romper o ciclo da violência”, ressaltou.

A ação já conta com a participação de mais de 10 mil farmácias em todo o país e é uma resposta conjunta de membros do Judiciário e Ministério Público ao recente aumento nos registros de violência doméstica em meio à pandemia. Uma das consequências da quarentena foi expor mulheres e crianças a uma maior vulnerabilidade dentro do próprio lar. 

“Estamos juntos nessa ação de mobilização. Denuncie. Ligue 180 ou 190 e procure por ajuda.Quanto mais entidades envolvidas, melhor será a conscientização da população sobre esse grave problema ”, concluiu Soares.