Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Julho de 2010 11h00

Banco de Alimentos da Prefeitura de Cuiabá é destaque em telejornal

29/07/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

O programa Bom Dia Mato Grosso da TV Centro América desta quinta feira (29-07) abordou o desperdício de alimentos in natura nas feiras da capital. A reportagem mostrou, como alternativa, as atividades desenvolvidas pelo Banco de Alimentos da Prefeitura de Cuiabá, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano - Smasdh, em que uma equipe recolhe todos os dias na empresa Atacadão – Porto e de feirantes do Verdão, alimentos fora do padrão para venda em primeira linha, mas que mantêm boas condições para consumo humano.

O Secretário Jader Moraes, da Smasdh, defendeu a necessidade de conscientização de  empresários para a doação de descartes de alimentos para a reciclagem. “Os empresários devem se conscientizar de que podem optar por doações de tudo aquilo que não estiver em condição de ser vendido. O Banco de Alimentos está capacitado a processar e higienizar frutas, verduras e legumes, e depois distribuir esses produtos  para 87 entidades de promoção do ser humano e várias famílias em situação de miséria que estão cadastradas na Smasdh”, incentivou ele.

Ele informou que 60.454 kg de hortaliças e frutas deixaram de ir para o lixo no ano passado. “Este ano, apenas no primeiro semestre nós já recolhemos e distribuímos 83.730 kg, que tinham como destino o descarte. Trata-se de alimentos que ajudaram a reforçar a nutrição de famílias carentes, entidades que cuidam de portadores de deficiências e Hospital do Câncer, entre outras entidades que prestam assistência social na nossa capital, através deste programa do Banco de Alimentos”, finalizou Jader.

O Banco de Alimentos foi criado como opção para combater a fome e dar assistência nutricional de melhor qualidade à população em vulnerabilidade alimentar atendida pela Smasdh, e também trabalha para conscientizar a sociedade sobre o compromisso e a responsabilidade de todos em ajudar o próximo. O Banco de Alimentos está localizado na Rua Feliciano Galdino s/n Bairro Porto, fone (65) 36166734.