/ SENSIBILIZAÇÃO

03 de Julho de 2020 10h25

Assistência Social segue com ações voltadas à população em situação de rua durante pandemia

03/07/2020

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência continua com ações voltadas para o atendimento da população em situação de rua nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. Até o momento, mais de 40 mil marmitas já foram distribuídas em pontos estratégicos da Capital.

Os trabalhos são realizados pela equipe de abordagem, de segunda a sábado, sendo entregues 450 refeições por dia: 200 no Aterro Sanitário e 250 em diferentes pontos da cidade. O trabalho teve início no final do mês de março, período em que a Prefeitura adotou várias medidas de enfrentamento a Covid-19.

“Kits de higiene pessoal, álcool em gel, máscaras e cobertores também foram entregues”, disse a secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Além disso, ações contínuas de sensibilização da população em situação de rua estão sendo realizadas pela equipe de abordagem, que esá trabalhando para abrigar o maior número de pessoas nas unidades de acolhimento do Município.

“Vale ressaltar que, as ações de acolhimento emergencial da população em situação de rua nesse momento de enfrentamento a Covid-19 vem sendo realizadas diuturnamente pelas equipes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Capital”, ressaltou.

Atualmente, a rede de Assistência conta com três unidades dos albergues municipais, sendo o Manoel Miráglia, da Guia e do Porto. Além desses, está em funcionamento o programa Hotel Albergue, por meio de uma parceria realizada com uma Rede de Hotéis, sendo mais um ponto de apoio para abrigar essas pessoas.

“Graças a sensibilização da gestão e todos os esforços da primeira-dama Márcia Pinheiro, estamos alcançando êxito em nossos trabalhos. Estamos muito satisfeitos com os resultados. Aos poucos, estamos conscientizando as pessoas em situação de rua sobre a importância do isolamento social nesse momento de pandemia do novo Coronavírus”, pontuou.

Conforme levantamento, o “Hotel Albergue” abriga hoje 114 pessoas em situação de rua, sendo a maioria das vagas ocupadas por homens. Já nos Albergues Municipais estão 125 pessoas abrigadas, sendo 46 no Albergue Manoel Miráglia, 49 no Albergue do Porto e 29 no Albergue da Guia. Cada unidade tem capacidade de atendimento de até 50 pessoas.

A distribuição das vagas é feita de acordo com o perfil de cada um. Os albergues municipais são para pessoas em trânsito ou que vieram para Cuiabá e não conseguem voltar de imediato.

Já o “Hotel Albergue” é para aquelas pessoas que já estão há algum tempo em lugares de grande concentração desse público, como o Morro da Luz, Praça do Porto, Rodoviária e Beco do Candeeiro. 

Na oportunidade, a secretária fez questão de pontuar sobre a necessidade em conseguir encaminhá-los para uma das unidades de acolhimento e fazer com que elas entendam e percebam a importância do isolamento social nesse momento de enfrentamento ao novo Coronavírus. “Quero aqui esclarecer que, muito mais que o aceite da pessoa em situação rua, nossa missão é conseguir fazer com que ela permaneça em uma de nossas unidades de acolhimento. Todos os dias ocorrem desligamentos voluntários devido a dificuldade de permanecer em isolamento social. Por isso, o número muda de um dia para o outro conforme as ações de acolhimento e desligamento”, esclareceu Ferreira.

“Esse trabalho de sensibilização é permanente. É meta do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da nossa primeira-dama Márcia Pinheiro oferecer acolhimento para o maior número possível de pessoas em risco de vulnerabilidade social. Sabemos que muitos ainda são resistentes, mas com esse trabalho contínuo, aos poucos, vamos alcançando os resultados esperados”, finalizou.