Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Janeiro de 2011 15h16

Assistência social discute gestão descentralizada em Cuiabá

28/01/2011

Marcia Caetano/Assessoria/Smasdh

Teve início na tarde desta quinta feira (27-01) o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - Congemas - Centro Oeste, com a participação da secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à  Fome (MDS), Maria Luiza Rizzotti. O encontro prossegue nesta sexta feira (28-01), em Bonito, Mato Grosso do Sul, no WETIGA Hotel, Rua Pilad de Rebua, 679, tendo como representante da gestão municipal da assistência social de Cuiabá a Diretora de Gestão de Projetos e Programas, professora Rosa Luzardo.

O encontro mobiliza todos os gestores municipais de assistência social da região Centro Oeste para a discussão da gestão descentralizada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O Encontro regional é uma forma de descentralizar os debates do Colegiado Nacional.

 Nesta reunião em que os gestores trabalham a temática  "Contribuições Regionais a efetiva descentralização do SUAS" serão registradas as discussões para apresentar no Encontro Nacional que vai acontecer de 18 a 20 de abril de 2011, em Belém.

No caso do Centro-Oeste, acompanhando a iniciativa do Encontro do Nordeste, ainda será produzida uma carta, aos governadores eleitos da região, com propostas para erradicação da miséria.

No Painel apresentado nesta sexta feira estão os desafios municipais à gestão descentralizada do SUAS.  São painelistas representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação/MDS, Diretoria do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, Diretoria Fundo Nacional de Assistência Social/MDS, Presidente do CNAS e são convidadas como debatedores a Presidente do CONGEMAS: Ieda Castro e a presidente do FONSEAS (Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Assistência Social) Tânia Mara Garib.

No período da tarde os grupos de Trabalho por eixo vão debater a gestão, financiamento e  sistema de informação. O encerramento está previsto para acontecer após a Plenária das 16h.