Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATENÇÃO

24 de Março de 2021 09h22

Veja os horários de funcionamento da Secretaria de Assistência Social

24/03/2021

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHP) informa que em decorrência da atual situação sanitária em razão do novo Coronavírus foram estabelecidas normativas e diretrizes quanto ao horário de funcionamento e a execução dos serviços e programas no âmbito da Secretaria e unidades socioassistenciais do município. A medida foi publicada no Gazeta Municipal desta terça-feira (23) por meio da Portaria de nº 07/2021.  

“Estamos tomando todos os cuidados a fim de garantir a saúde e a segurança de todos, sendo essa uma das principais preocupações do prefeito Emanuel Pinheiro. Sabemos da importância da assistência e acolhimento, no entanto, o momento requer muito cuidado e atenção de todos os envolvidos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O horário de funcionamento na sede da pasta social do município ocorrerá de forma presencial das 08h às 14 horas e remoto (home office) das 14h01 às 17h, de segunda à sexta-feira.

O regime de jornada de trabalho, na sede da SADHPD e nas unidades socioassistenciais, será realizado em turnos de revezamento/escalonamento semanal, de forma a adequar o espaço físico ao atendimento do espaçamento mínimo que evite aglomerações, devendo os servidores púbicos apresentarem relatório de atividades realizadas, semanalmente, a chefia imediata (conforme modelo a ser implantado pelo setor) e estar disponível para atendimento presencial casso necessário.

Nos casos que necessitam de visitas das equipes técnicas nas residências, será realizado excepcionalmente, nas situações graves e/ou emergenciais, sendo realizado agendamento prévio. Isso só deve ocorrer quando necessário um olhar mais aprofundado sobre as condições que demandaram o atendimento, respeitando-se sempre as orientações técnicas de biossegurança, tais como distanciamento e uso de equipamentos de proteção individual- EPIs pelos profissionais e também usuários.

“As visitas deverão obedecer aos cuidados básicos de higiene e proteção, respeitando-se o distanciamento mínimo e realizando-se o atendimento em locais arejados como salões, quintais, áreas, etc.”, pontuou a secretária.

As medidas previstas na presente portaria vigorarão inicialmente pelo período de 30 (trinta) dias, podendo ser objeto de prorrogação. “Todos os colaboradores devem exercer papel proativo na disseminação de informações oficiais e divulgação de materiais informativos oficiais, buscando uma maior abrangência no combate a COVID-19 e à desinformação”, reforçou Hellen.

“Válido lembrar das medidas sanitárias de biossegurança estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde- OMS como forma de prevenção da doença, bem como, lavar as mãos com frequência, usar o álcool gel, manter o distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras. Cada um tem um papel importante nesse momento de crise”, declarou.

As atividades coletivas ofertadas nos Centros de Convivência dos Idosos - CCI’s, Centros de Referência de Assistência Social – (Cras) continuam suspensas por medidas de segurança. As unidades continuam abertas para atendimentos de casos extremos. “Apesar da suspensão das atividades, todos os assistidos pelos serviços continuam recebendo a assistência. Foram criados grupos de WhatsApp para manter esse contato”, lembrou.

Os técnicos da abordagem social continuam realizando ações de sensibilização e orientação sobre a Covid19 à população em situação de rua, informando a respeito às formas de contaminação e meios de proteção, além dos cuidados necessários para se evitar o contágio, considerando ser essa população um público consideravelmente vulnerável devido às condições de higiene e saúde.

“O nosso trabalho não para, pois trabalhamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Não estamos medindo esforços, oportuno agradecer ao apoio de toda equipe. Se todos se unirem, tão logo isso vai passar”, concluiu Hellen Ferreira.

Os contatos para atendimento remoto são: Coordenadoria Técnica de Gestão e Políticas Sociais- (65)9.9239-7024; Coordenação de Proteção Social Básica- (65) 9.9236-8738 e Coordenação de Proteção Especial Especial- (65) 9.8464-7886. 
Os documentos podem ser protocolados pelo e-mail- gabinete.assistencia@cuiaba.mt.gov.br.