Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

15 de Março de 2021 11h33

“Superei as barreiras e hoje eu tenho renda familiar”, conta microempreendedora após participar dos cursos do Qualifica 300

15/03/2021

CAROLINA MIRANDA

José Ferreira

“A palavra é gratidão. Muita gratid]ao pela oportunidade que me foi dada para crescer profissionalmente. Graças ao estímulo da Prefeitura Municipal de Cuiabá e, de todo carinho dispensado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, hoje posso afirmar que sou uma pessoa vitoriosa. Consegui vencer o medo, a falta de autoestima e com isso enfrentar as barreiras que surgem no meio do caminho, onde consegui minha clientela e o melhor de tudo isso, melhorar a renda familiar”. A definição é de Viviane Siqueira de Moraes que participou de vários cursos ofertados pelo Programa Qualifica Cuiabá 300.

A iniciativa é mantida é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e amparado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

 

Ela conta que a vida de Viviane mudou completamente após participação dos cursos de confeiteiro, salgadeiro e confeitaria, pois possibilitou um maior aprendizado das técnicas que contribuíram para o seu crescimento profissional. Hoje ela é dona da própria empresa que já tem até a marca registrada- “Vivi Salgados, Bolos e Tortas”.

 

A nova rotina começou devagar, atendendo apenas encomendas da família e amigos próximos. Segundo ela, a demanda aumenta a cada dia. Além das encomendas, Viviane participa de feiras e encontros gastronômicos a fim de ampliar o número dos futuros clientes. “Ás vezes chego a duvidar onde consegui chegar. O Qualifica veio em boa hora. Já tinha alguns conhecimentos básicas, mas o programa que me ajudou 100% para atuar na prática”, contou Viviane.

 

“Consigo administrar o meu tempo entre casa, família e trabalho. Dou toda atenção para minha filha pequena, onde posso programar o meu horário. Se tiver novos cursos, irei fazer com certeza, pois cada vez que a gente aprende, aumentam as chances de crescer ainda mais”, acrescentou Viviane.  

O Qualifica Cuiabá 300 além de ensinar uma profissão às mulheres cuiabanas ensina os caminhos corretos para o empreendedorismo. Criado em 2018, tem como principal objetivo trabalhar a educação profissionalizante nas comunidades mais carentes, levando inclusão social e gerando profissionais qualificados para o mercado.  

 

Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai, nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras a fim de facilitar o acesso dos participantes que na maioria das vezes desistiram de fazer uma qualificação por falta de condições financeiras de deslocamento.

Todo trabalho foi pensado e especialmente preparado para a realização desse programa que tem como foco o empoderamento feminino, contribuindo diretamente com a redução dos casos de violência contra a mulher, sendo essa uma das principais bandeiras da gestão Emanuel Pinheiro. Uma mulher qualificada ela se torna independente e bem amparada consegue viver de forma independente e com a auto estima elevado”, garante a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A primeira-dama destaca que a gestão, por ter uma atenção pautada pela humanização dos serviços, tem buscado fomentar o empreendedorismo por meio de ações de qualificação profissional. "Sempre tivemos uma preocupação em colocar no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade e, a partir dessa constatação, surgiu o Programa Qualifica Cuiabá 300. Por ele, milhares de pessoas conseguiram se profissionalizar”, explica.

 

Para a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, acompanhar a transformação de vidas é gratificante. “Estar à frente da Secretaria que trabalha o lado social do município é muito gratificante, pois possibilita vermos o crescimento dessas mulheres, que antes tinham a autoestima baixa e hoje são mulheres valorosas”, acrescentou a secretária.

O Qualifica se tornou um dos destaques da gestão Emanuel Pinheiro sendo realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai e ministrados nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras, além da disponibilização de cinco carretas móveis equipadas para determinados cursos irem até os bairros, cumprindo uma das exigências da Prefeitura que é de levar os cursos até os bairros para facilitar o acesso.

O programa alcançou tantos resultados positivos que permanece nessa atual administração, tendo como meta a formação de dez mil novos alunos nos próximos quatro anos.