Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / ATENDIMENTO

08 de Fevereiro de 2021 06h00

Rede Protege ampara crianças e adolescentes vítimas de violência em Cuiabá

08/02/2021

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

A secretária Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, aprovou a iniciativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que reconheceu as atividades desenvolvidas pela Rede Protege Cuiabá – Articulação Intersetorial da Infância e Adolescência de Cuiabá.

Por meio da Resolução de Nº 1.039/2021, publicada na Gazeta Municipal no dia 1º de fevereiro, os trabalhos que são executados exclusivamente para garantir o cuidado e a segurança das crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual foram normatizados. A decisão foi tomada após reunião ordinária do Conselho realizada no dia 22 de janeiro.

De acordo com a secretária, a Política de Assistência trabalha a intersetorialidade e é justamente com esse foco que foi criada a Rede Protege Cuiabá, instituída no ano de 2019, por iniciativa do Ministério Público do Estado (MPE), pela promotora de Justiça da Infância e Juventude, Valnice Silva dos Santos. “O tema é sensível e merece atenção, pois gera impacto no desenvolvimento psicossocial das crianças e adolescentes e no bem-estar das famílias”, destaca Ferreira.

“Esse reconhecimento está sendo aguardado desde o ano de 2018. Com isso, o Conselho poderá atuar de forma resolutiva, facilitando o desenvolvimento dos trabalhos, cujos resultados a curto, médio e longo prazo são de responsabilidade compartilhada por todos os integrantes da rede de atendimento”, pontuou a presidente do CMDCA, Cristiléya Nathalia Silva Nunes.