Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / CRIANÇA FELIZ

17 de Fevereiro de 2021 11h10

Profissionais que atuam nos CRAS participam de curso de aperfeiçoamento

17/02/2021

Carolina Miranda

Vicente Aquino

Profissionais dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) instalados em Cuiabá participam nesta semana de cursos de aperfeiçoamento voltado ao Programa Criança Feliz, que atende famílias em situação de vulnerabilidade. A ação executada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria

Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, teve início no dia 15. A iniciativa é acompanhada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

“O programa,  desenvolvido em Cuiabá desde o ano de 2018, conta com o apoio incondicional do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, incentivadora de mais essa ação voltada à população vulnerável da capital”, declara a coordenadora, Michelle Machado.  

Com a pandemia e, por medida de biossegurança, as atividades são realizadas seguindo a rigoroso protocolo para evitar a disseminação do novo Coronavírus. “Essa metodologia vem sendo aplicada desde abril de 2020 em decorrência a pandemia do coronavírus a fim de evitar a aglomeração de pessoas”, explica a coordenadora.

A estratégia por meio do programa permite o acompanhamento das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, além de facilitar o acesso das famílias e gestantes às políticas públicas municipais.

Atualmente cerca de 773 crianças e outras 12 famílias contempladas com o auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de 16 gestantes são acompanhadas pelo programa.

A busca ativa de novas famílias a serem atendidas pelo programa é uma das prioridades para esse ano. “Temos pela frente muitos desafios, mas estamos no caminho certo. Nosso objetivo é incluir cada vez mais famílias e melhorar a qualidade de vida dessa população”, completou Michelle.    

Essas famílias recebem orientação para o desenvolvimento de suas crianças, de acordo com a faixa etária, bem como informações para o desenvolvimento de atividades fortalecendo dessa maneira os vínculos familiares. “Tudo isso contribui para que essas crianças cresçam em um ambiente saudável, com muito amor, afeto e cuidados saudáveis. Ações intersetoriais estão sendo articuladas para o desenvolvimento pleno das atividades na capital, tendo como princípio básico políticas públicas efetivas para um atendimento com excelência à essas famílias em situação de vulnerabilidade social”, finaliza Michele.