Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / COMBATE AO FRIO

29 de Julho de 2021 10h35

Primeira-dama encerra primeiro dia de força-tarefa de enfrentamento ao frio com sopão em bairro carente

29/07/2021

RUAN CUNHA

VICENTE AQUINO

Arquivo

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, encerrou o 1ª dia da Força-tarefa de Enfrentamento ao Frio  criada para ajudar famílias e pessoas em vulnerabilidade social durante o intenso frio causado por uma forte massa de ar polar que chegou a Cuiabá, nesta quarta-feira (28), no bairro Novo Milênio. A ação é coordenada pelo Núcleo de Apoio à Primeira-dama com auxílio logístico da Prefeitura de Cuiabá, via diversas secretarias.

No total, foram seis frentes de trabalhos  com o alcance total de 1.326 famílias e mais de mil donativos compostos por cestas de alimentos, absorventes (Cuiabá Por Elas), kits de higiene, cobertores e itens de frio doados pelos servidores municipais. Além disso, quatro ações de sopão foram realizadas no período noturno nos bairros Praeirinho, São João Del Rey, Jardim Fortaleza e Jardim Paiaguás.

Segundo a primeira-dama, a importância dessa refeição está além dos alcance social e atrelado à saúde dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nós precisamos pensar que nos dias de frio é importante manter a alimentação e ficar nutridos para evitar doenças. O corpo gasta mais energia no frio e é preciso repor e o sopão é cheio de nutrientes próprios para isso. O sopão é uma atitude do ponto de vista social realizada em todo país que mostra a solidariedade das pessoas e aqui não é diferente”, disse.

O sopão do bairro Novo Milênio abrange a região do São João Del Rey e alcança, em média, 50 a 70 pessoas

“Eu trabalho no bairro há muito tempo com alimentação e alavancarmos o projeto novamente que estava parado por conta da pandemia. Nós temos 50 pessoas no cadastro, mas atendemos mais que vão chegando. É uma alegria poder contribuir nesses dias de frio porque ajuda muito essas pessoas que, muitas vezes, não tem nada pra comer”, destacou Maria Amparo, presidente do bairro Novo Milênio.