Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

31 de Janeiro de 2021 06h42

Prefeitura de Cuiabá garante atendimento às crianças com microcefalia na capital

31/01/2021

Carolina Miranda

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, mantém uma unidade especializada voltada às crianças com microcefalia, o Centro-Dia Casa de Helena. Apesar das atividades presenciais e coletivas estarem suspensas em decorrência das medidas de biossegurança decorrentes da  pandemia de coronavírus, as famílias permanecem recebendo atendimento. A instalação da casa atende a determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro da primeira-dama, Márcia Pinheiro. "É prática da gestão o trabalho hunanizado, respeitoso, transformando a cidade e um espaço ainda mais justo e socialmente inclusivo", pondera o gestor da capital.

Como estratégia para garantir o suporte, a unidade passou a adotar a tecnologia como aliada, com atendimento por lives e  criação de grupos de Whattsapp.  Visitas técnicas também são realizadas.

 

Em alguns casos, explica a coordenadora da Casa, Ruth Leite, em que a criança necessita de consulta médica, o transporte até o atendimento médico é feito pela unidade, garantindo maior segurança à saúde.  

 

O Centro Dia também atua garantido a entrega de cestas básicas, frutas, verduras, legumes e caixa de leite para  os pequenos.

 

“Nós não preocupamos apenas com a saúde e segurança das nossas crianças, mas de toda a família, principalmente nesse momento tão delicado que estamos enfrentando”, assegurou.

 

Fundada em 2018 pela Prefeitura de Cuiabá, a "Casa de Helena" tem capacidade para receber até 60 crianças, com idades entre zero e 6 anos, nos períodos matutino e vespertino, e foi o primeiro do Estado a oferecer um espaço voltado a este público.

 

Atualmente, 48 crianças são assistidas e referenciadas pela unidade. Lá são acolhidos especialmente àqueles em situação de risco, vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos básicos violados.

 

O ambiente da Casa foi pensado para favorecer o desenvolvimento dos pequenos, assegurando também o apoio necessário às famílias. “A missão é garantir o direito da criança em ocupar espaços sociais saudáveis, respeitando a particularidade de cada uma”, explica a coordenadora.  

 

Composta por uma equipe multidisciplinar, sendo 01 coordenadora, 01 assistente social, 01 psicólogo, 01 terapeuta ocupacional, 06 cuidadores sociais, 01 apoio de limpeza, 01 cozinheira e 01 motorista, o Centro funciona de segunda a sexta feira das 07 às 14 horas, sem intervalo para o almoço.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, a unidade representa um importante avanço para a rede de atendimento assistencial, que tem recebido ampliação e reestruturação de outras unidades.

 

“Nesta, em especial, a população passou a contar com a extensão de serviços e profissionais na missão de auxiliar as famílias nesta caminhada.”

 

A titular da Pasta lembrou que as iniciativas são pautadas pela humanização e democratização de acesso aos serviços. “É meta da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro trabalhar para que o município avance cada vez mais na área social e construa um sistema mais inclusivo e justo”, finaliza.

O Centro está localizado na rua Varsóvia, quadra 18 casa 11, bairro Jardim Tropical, em Cuiabá.