Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Setembro de 2010 13h45

Jovens do Peti-Cuiabá iniciam atividades desportivas e culturais na Associação Nipo-brasileira

29/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Sanecap

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti/Cuiabá realizou nesta terça feira (28-09) uma manhã de atividades desportiva e cultural, a fim de oficializar parceria com Associação Nipo-brasileira. O evento começou com o final da “Copa Peladinho”, disputa dos 1º e 2º lugares das agremiações femininas e masculinas, e reuniu grande parte dos integrantes do programa, com torcida animada. Em seguida, aconteceram as apresentações culturais e almoço comemorativo, cardápio variado (incluiu 120 quilos de carnes, 60 quilos de arroz, 20 quilos de feijão, 18 p acotes de macarrão e mais de uma tonelada de legumes e verduras variadas).

A parceria selada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela administração do Peti em Cuiabá, e a Associação Nipo-brasileira, vai permitir que 500 jovens integrantes desse programa desfrutem das atividades desportivas nas instalações, equipadas com piscina e quadra de esportes. Os jovens foram transferidos das unidades da Regional Sul, que estavam alojadas nos Cras - Centros de Referência da Assistência Social do Pedra 90, Nova Esperança, Tijucal, Getulio Vargas, Osmar Cabral e a unidade que era atendida  no Verdinho.

Segundo a adolescente Kerollayne Souza, de 13 anos, ela aprovou a mudança de endereço do programa. “Eu estou no Peti há mais de 5 anos. Faço caratê, capoeira, dança e já fiz apresentações públicas duas vezes. Gosto muito desse projeto e acho que aqui ficaremos melhor. Mesmo porque teremos condições de fazer mais coisas. O que eu mais gosto é do caratê; já sou faixa amarela e estou aprendendo a me defender”.

O estudante do 7º ano fundamental, Bruno Siqueira, também de 13 anos, disse que, antes do Peti, ele gostava de jogar bola na rua e soltar pipa. “Eu continuo a jogar bola, só que agora é aqui no Peti. Gosto muito do xadrez e da capoeira”.

A dona de casa Terezinha Bentes veio assistir aos jogos para prestigiar as filhas. “Tenho duas meninas aqui no Peti. Elas entraram quando tinham 7 e 8 anos. Hoje, já são adolescentes. Fico pensando como seria difícil mantê-las dentro de casa se não fosse esse programa”, observou a mãe.

O secretário Jader Moraes cortou a fita de abertura da porta do salão principal e falou sobre a importância dessa parceria entre Prefeitura e a Associação Nipo-brasileira, pois oferta instalações mais adequadas para as atividades desportivas e culturais. “Em primeiro lugar agradecemos a Deus e a todos os parceiros que contribuem para esse trabalho social tão importante, que é a complementação da educação dos nossos jovens. Somente com o empenho e união de toda a sociedade é que daremos continuidade ao trabalho de desenvolvimento humano”.

O Programa Peti é uma iniciativa federal que faz distribuição de renda para crianças e adolescentes de sete a 16 anos, tendo como objetivo a erradicação  do trabalho infantil. Em Cuiabá, 3.780 adolescentes recebem o beneficio, que varia de R$ 40,00 reais para os moradores na zona urbana e R$ 25,00 para os da zona rural.