Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / FORTALECIMENTO

09 de Fevereiro de 2021 09h20

Assistência Social realiza Mutirão de Atualização do Cadastro Único

09/02/2021

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá iniciou na manhã de segunda-feira (8) mais uma edição do Mutirão do Cadastro Único - CadÚnico por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Seguindo cronograma elaborado, os trabalhos serão executados nas datas de 9, 10 e 11 de fevereiro.

Realizado mensalmente, o mutirão tem como objetivo efetivar a busca ativa das famílias para realização de atualização cadastral e inclusão de novos beneficiários.  Como forma de garantir melhor acesso ao serviço, os mutirões são realizados de forma descentralizada nas unidades socioassistenciais, tendo como público alvo, imigrantes e população em situação de rua.

O Cadastro Único tem como proposta ser uma ponte para o acesso das pessoas em situação de rua e imigrantes às políticas públicas executadas no Município. Dessa forma, essa população tem a oportunidade de ser identificada corretamente.

No primeiro dia de ação foram atendidos realizados dezesseis (16) atendimentos, dentre esses, um total de cinco (5) famílias atualizadas, nove (9) incluídas e duas (2) famílias transferidas para suas residências. Mesmo não sendo uma unidade da Prefeitura, a pastoral é grande parceria nesse trabalho de inclusão desse público em situação de vulnerabilidade social.  

“Essa ação permite a atualização dos dados municipais, pelo qual é possível identificar as principais características desse público, onde há maior concentração, qual seu perfil e quais suas necessidades. Isso contribui para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia dessas pessoas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Por isso a necessidade de realização de ações para uma atualização mais significativa desse público. “Por meio desse trabalho que conseguimos fazer a atualização cadastral e inserção no cadastro único para um dado oficial mais preciso além da garantia de visibilidade da população em situação de rua e acesso aos programas do Governo Federal”, concluiu Hellen Ferreira.

PROGRAMAÇÃO- Nesta terça-feira (9), o evento será realizado no Centro de Referência de Assistência Especializada (Creas) Centro, a partir das 09 horas.

Em seguida, na quarta-feira (10) o mutirão acontece na unidade do Creas Norte, localizado no bairro Morada do Ouro.  Já no dia 11 de fevereiro, será a vez dos acolhidos pelo Albergue Manoel Miráglia.

No encerramento da semana, as atualizações e novos cadastros serão feitos no Hotel Albergue, sendo essa unidade criada exclusivamente nesse período de pandemia do coronavírus.

Após a realização do mutirão durante essa semana, as ações retornam nos dias 23 e 24 de fevereiro, nas unidades de acolhimento da Prefeitura localizadas no distrito da Guia e Porto, respectivamente.