Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / METAS ALCANÇADAS

14 de Março de 2021 06h20

Assistência Social atinge as metas previstas no PDI

14/03/2021

CAROLINA MIRANDA

Luiz Alves

Arquivo

Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência foram destaques durante avaliação e apresentação dos resultados dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) na sexta-feira (12), no Salão Nobre do Palácio Alencastro. O PDI tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade.

 A Política de Assistência com ações para atender a população em situação de vulnerabilidade social obteve resultados positivos para o alcance das metas estabelecidas na gestão Emanuel Pinheiro. Apesar do ano atípico em virtude da pandemia do coronavírus, onde foram estabelecidas medidas emergenciais de enfrentamento, a pasta social da Prefeitura de Cuiabá não mediu esforços para continuar mantendo o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com todo trabalho dispensado pelas equipes técnicas, de um total de 99 mil atendimentos em 2019, em 2020 esse número alcançou a margem dos 153 mil auxílios.  

Mesmo não sendo executadas práticas presenciais nas unidades de assistência, foram formados grupos virtuais a fim de manter o contato com e garantir a prestação dos serviços. “Foram criados grupos de wattsapp para troca de informações, auxílios e demais esclarecimentos necessários nesse momento de crise. Graças ao apoio do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, conseguir manter a prestação dos serviços ofertados à esse público”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Outro ponto que obteve destaque trata-se da criação do Hotel Albergue. Por meio de uma parceria inédita com uma rede de hotéis de Mato Grosso foi possível aumentar a capacidade de acolhimento para a população em situação de rua, reduzindo a propagação do novocoronavírus. Foram disponibilizadas 120 vagas, subindo para 270 a capacidade,  incluído os três albergues municipais.

Outro fator foi a realização do 1º Concurso Público realizado em 2019 voltado especificamente para atender as demandas da Assistência. Alguns aprovados que foram convocados já estão trabalhando e exercendo as atividades atribuídas para cada cargo. Os demais estão na fase de apresentação dos documentos.

Além dos atendimentos que já eram realizados nas unidades, nessa pandemia foram concedidos benefícios como entrega de kits proteicos, cestas básicas, bem como o auxílio por meio da Renda Solidária, onde foram pagas três parcelas no valor de R$ 500,00. “Com esse suporte aquelas pessoas formadas pelo programa Qualifica Cuiabá 300 puderam produzir os produtos e com isso garantir a renda familiar”, destacou Hellen Ferreira.

As unidades descentralizadas receberam investimentos nas estruturas físicas, com serviços de reforma e revitalização desses locais a fim de garantir a excelência no atendimento por meio de gestão humanizadas.

“Estamos todos muito felizes com esse reconhecimento, o que garante todo esforço dispensado pelas equipes. Isso motiva continuar melhorando para garantir o atendimento a essas famílias que tanto precisam do Poder Público”, concluiu a secretária.