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19 de Novembro de 2014 18h43

CAB recebe nota regular em relatório anual feito pela AMAES

19/11/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

Michel Alvim

Arquivo

Em seu segundo ano de concessão, a CAB recebeu nota 7,56 pela qualidade dos serviços prestados, agilidade em atender as ocorrências e demais questões ligadas ao abastecimento de água e tratamento de esgoto. A nota foi apresentada durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (19) e é considerada regular pela AMAES – Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Município de Cuiabá.

Segundo os dados apresentados no “Relatório de evolução dos indicadores de qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Cuiabá”, um dos fatores mais preocupantes é o índice de perdas no sistema de abastecimento de água, que atingiu 57%.

Outro aspecto apresentado foi a necessidade de melhorias urgentes em relação à continuidade e disponibilidade de água em qualidade, pressão e volume. Para a agência reguladora é fundamental que a CAB apresente medidas incisivas ao combate às perdas, ligações clandestinas, fraudes e invasões, além de focar na reservação de água e micromedição.

“Hoje temos um problema com abastecimento de água, além do índice de perdas reais. A CAB precisa se posicionar com ações efetivas que aprimorem a qualidade do serviço. É preciso coibir as invasões e clandestinidade e melhorar o tratamento de esgoto”, afirmou Karla Regina Lavratti, presidente da AMAES.

Quanto ao Índice de Incremento de Tratamento, os dados revelam uma situação que merece atenção. Segundo a AMAES, atualmente 64,72% do esgoto é tratado na Capital, número que representa um aumento, em relação a 2013 (que consta com 49,16%), mas que precisa melhorar, de acordo com Karla.

“A qualidade da água atendeu aos valores mínimos definidos, mas o tratamento de esgoto precisa atingir uma porcentagem maior”, conta.

O relatório também apresentou índices considerados favoráveis pela AMAES, como o Índice de Hidrometração, que sinaliza o número de hidrômetros instalados nas residências cuiabanas. Enquanto 2013 constava com 73,66%, 2014 conta com 82,77% de hidrômetros, o que representa um incremento de 14%. Esse dado contribui para a diminuição nas ligações clandestinas, mas a agência ainda salienta que o número precisa ser mais expressivo para mostrar resultados mais eficazes.

 

Pesquisa de opinião pública

Durante a audiência foi também apresentado os resultados da pesquisa de opinião pública realizada em agosto deste ano, sobre a prestação de serviços delegados à CAB.

De acordo com os dados, houve um acréscimo na avaliação dos moradores em relação à qualidade da água. Enquanto a pesquisa referente a 2013 obteve 53% de avaliação positiva, este número subiu para 59,6% em 2014.

Quanto à frequência do abastecimento de água, 47,4% afirma ser diário, quanto 44,3% afirma que não. 61% dos moradores revelou que o abastecimento acontece em dias alternados.

Dentre os números relevantes, a pesquisa também apontou que 62% dos moradores disseram que houve falta de água em sua residência ou condomínio nos últimos 30 dias.

A nota final dada pela população aos serviços prestados pela CAB Cuiabá foi de 3,2. A nota máxima equivale a cinco.