Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

27 de Janeiro de 2011 09h00

SMTDE anuncia mais cursos de qualificação ainda em 2011

27/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá/MT

No que depender do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Capital, Dilemário Alencar, mais cursos profissionalizantes, em setores diversos e voltados a todas as classes de trabalhadores, serão oferecidos gratuitamente pelo Município durante o exercício de 2011. Ele entende ser esta uma prerrogativa natural, por conta da dinamização do processo de comunicação e da necessidade de capacitar profissionais para preencher as diversas vagas existentes no mercado de trabalho. Várias dessas frentes, afirmou hoje (26-01), encontram-se vazias porque não há profissionais qualificados para suprir as vagas.  

O secretário salientou ser importante não perder o foco da proximidade da Copa do Mundo 2014, evento que poderá colher a Capital de surpresa pela oferta excedente de serviços e, pior, pela comprovação da inexistência de profissionais qualificados à quantidade de postos a serem ofertados. "Hoje, efetuamos mais um pontapé rumo aos preparativos dos nossos profissionais para receberem os turistas. Este curso de espanhol para os feirantes do Porto é apenas o começo. Outros cursos serão implementados para taxistas, em geral, e outras categorias, inclusive para nossas varredeiras".

Trata-se, conforme pontuou Dilemário, de exigência expressa do prefeito Chico Galindo. O chefe do Executivo cuiabano quer os trabalhadores cuiabanos em condições de não somente falar, como também capazes de operacionalizar a série de serviços disponíveis nos próximos meses. O caminho disto, aponta o secretário, é a qualificação profissional em massa. 

"Ele (Chico) sabe a extensão de avanços progressistas que uma Copa do Mundo traz, daí sua preocupação. Além dos jogos, daquela movimentação,  os preparativos preliminares de uma cidade sede da Copa nos projetam a dezenas de anos de progresso. Uma Copa significa a mobilização do Município e do Estado. Ganha Cuiabá, toda a Baixada Cuiabana e Mato Grosso inteiro. Isso porque, transcorridos os jogos do Mundial, ficam as benfeitorias do certame. Para sempre", pontuou.

Ele destacou que o próprio Mercado do Porto vai passar por um processo de revitalização, preparando-se para receber de maneira 100% estruturada os visitantes da Copa. "Como já disse, este é um ponto turístico natural de Cuiabá, lugar onde todas as classes sociais se encontram para degustar pratos regionais. Cito a galinha caipira que preparam nas lanchonetes do mercado como uma das tentações gastronômicas da terra cuiabana. O turista aprecia boa culinária, e geralmente está imbuído de motivação para apreciar novidades no cardápio dos lugares que visita. Não vai sair do Mercado do Porto de Cuiabá decepcionado", concluiu.