Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

27 de Setembro de 2010 08h00

Secretário Elismar Bezerra reativa Conselho Municipal de Agricultura

27/09/2010

João Carlos Queiroz-Secom/Cuiabá/MT

Após uma reunião realizada no dia (24-09), pela manhã, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, o secretário Elismar Bezerra oficializou a reativação do Conselho Municipal de Agricultura, do qual é o presidente. A reunião teve início às 9h30m, com 30 participantes, entre eles técnicos de entidades diversas ligadas à agricultura, líderes comunitários rurais, diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá e representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado, que manifestou desejo de integrar oficialmente o Conselho, com aval dos atuais integrantes.

"Foi uma reunião profícua sob todos os aspectos, pois os debates projetaram propostas que podem ser implementadas a favor de uma melhor performance da agricultura, principalmente aquela praticada pelos pequenos agricultores familiares, um dos focos prioritários das atividades desenvolvidas nesta Pasta", pontuou Elismar.

Ainda nessa reunião, decidiu-se, por unanimidade, que o Conselho Municipal de Agricultura terá reunião mensal a partir de agora. A próxima já foi agendada para o dia 22 de outubro. "É uma oportunidade de organizar ações que resultem em objetivos 100% a contento dos agricultores e da classe pecuarista de Cuiabá. Vamos analisar o andamento de todos os projetos que contemplem esses segmentos. Alguns já foram inclusive aprovados junto ao governo federal. A ideia é conclamar forças institucionais, de entidades e órgãos, para reforçar as iniciativas que enfoquem melhorias nessas áreas e para seus trabalhadores.

As entidad es avaliaram como positiva a reativação do Conselho, afirmou o secretário. "O ato de propiciar a reabertura de discussões de políticas públicas voltadas à agricultura é válido e interessa a todos. Principalmente aos que necessitam com que a agricultura/pecuária funcionem efetivamente, estruturada. Produzir e gerar renda aos trabalhadores do campo é nosso objetivo constante", declarou.

SERVIDORES DO SINE - Elismar Bezerra informou que, na próxima segunda-feira, 27-09, a Secretaria vai ministrar um curso para instrumentalizar servidores que atuam no SINE. Alguns deles estiveram recentemente em Brasília-DF, participando de treinamento nesse setor.

E neste domingo, é outra informação do secretário, um representante do Ministério do Desenvolvimento Social aporta em Cuiabá para conhecer o potencial dos produtores do Cinturão Verde:

"Vamos apresentar o sucesso do projeto Peixe Nosso, bem como outras iniciativas par a melhorar a capacidade produtiva de todo o Cinturão Verde, na área de agricultura familiar.Já reivindicamos e devemos receber, nos próximos dias, um caminhão frigorífico para peixes, via Ministério da Pesca. A ideia é expor ao representante do Ministério do Desenvolvimento Social a necessidade de contarmos com um abatedouro e frigorífico de peixes na Capital, projeto que, com certeza, tem um alcance social muito bom"