Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

26 de Maio de 2010 11h00

Secretário da SMTDE visita comunidade rural Vila Formosa

26/05/2010

Marcella Magalhães-Assessoria – Smtde

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elismar Bezerra, visitou ontem (25-05) a Comunidade Rural Vila Formosa, localizada no quilômetro 10, em estrada paralela à via que dá acesso ao município de Chapada dos Guimarães. Ele atendeu a um convite dos pequenos produtores da área, que pediram ajuda da diretoria de Agricultura e Abastecimento para a qualificação de mão de obra na área de doces, devido à grande quantidade de frutas que produzem em suas propriedades.

Segundo a presidente da Associação dos moradores de Formosa, Lídia Pereira, há nada menos do que 37 chácaras naquela comunidade, com cerca de 60 moradores. “Estamos precisando de orientação técnica para trabalhar com mais segurança, além da urgência de termos a regularização da água, entre outras necessidades”, pontuou.

Elismar Bezerra disse que a Smtde está concluindo as prestações de contas dos projetos existentes e que em pouco tempo terá mais recursos para aplicar no desenvolvimento das comunidades rurais. “Já temos garantido o Programa de Aquisição de Alimentos – P.A.A, para comprarmos a produção direto do produtor, mas para evitarmos erros, estamos buscando uma parceria com a UFMT, para orientar os produtores a plantarem o que é mais procurado pelo consumidor, além de verificar, através dos técnicos do município, as condições do solo de cada propriedade, confirmando as possibilidades para cada produção ou criação”, explicou.

O secretário também falou sobre o projeto de piscicultura, “que é uma realidade para muitas famílias do meio rural na capital, e que é visto como uma poupança para os pequenos empreendedores, já que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, realiza a pesquisa topográfica da área, providencia a licença ambiental, abre os tanques e doa os primeiros mil alevinos e a ração; com cerca de um ano, a produção já pode ser comercializada”, disse. “Trata-se de um projeto que também pode ser desenvolvido na Vila Formosa”.

Ele garantiu ainda que vai se informar da situação da distribuição do saneamento no local, e pediu ao diretor de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Lúcio, que estava presente, para agendar para próxima semana a visita dos técnicos e engenheiros agrônomos na Comunidade, com vistas ao início do trabalho de assistência a região.