Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR

25 de Julho de 2020 15h02

Secretaria dialoga com produtores da agricultura familiar sobre políticas de auxílio durante a pandemia

25/07/2020

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

Arquivo

Equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizou na última sexta-feira (24), visitas às famílias da região do Cinturão Verde em Cuiabá buscando saber como o poder público Municipal pode auxiliar a agricultura familiar neste período de pandemia.

“Nós viemos visitar alguns dos produtores da agricultura familiar, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para entender quais são as demandas deles neste momento de pandemia e estudar a melhor forma de ajudá-los. Por recomendações de biossegurança as visitas no campo diminuíram, mas nossos técnicos têm se desdobrado procurando meios de atender as comunidades de maneira segura, com menor risco possível a saúde, porque a gestão entende a importância desses trabalhadores para o setor econômico, para o abastecimento da cidade e das famílias cuiabanas”, pontuou a secretário de Agricultura, Débora Marques.

De acordo com os produtores, a maior dificuldade dos últimos quatro meses tem sido escoar a produção, visto que um dos principais compradores, os feirantes, estão proibidos de exercer atividades cumprindo medidas de biossegurança no combate a propagação do novo Coronavírus.

“Estamos caminhando como podemos, mas as coisas estão difíceis. Se o prefeito criasse um programa municipal para a agricultura familiar de aquisição de alimentos iria ajudar muito a gente, porque neste momento estamos produzindo sem conseguir vender”, opinou o produtor e presidente da Associação de Agricultura Familiar do Cinturão Verde e Cuiabá, Valdir Gonçalves da Silva.

Cuiabá possui mais de 2 mil propriedades rurais distribuídas, chegando a 2% da população da capital, uma média de 12 mil pessoas vivendo no campo, de onde tiram na maioria das vezes, a principal renda.

Neste período de enfrentamento a pandemia, a assessoria as cerca de 50 comunidades rurais de Cuiabá está sendo realizada via internet, com visitas in loco esporádicas, sempre respeitando as medidas de biossegurança. Na ocasião, foram entregues máscaras e garrafas de álcool 70% e reforçadas as recomendações de higiene e prevenção ao contágio da COVID-19.