Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / VISITA TÉCNICA

09 de Agosto de 2022 06h30

Secretaria de Agricultura propõe parceria com empresa para produção de cerveja a partir da mandioca

09/08/2022

EMILY MAGALHÃES

Luiz Alves

O secretário Francisco Vuolo e a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), realizaram na última sexta-feira (05) uma visita técnica à sede da Cervejaria Ambev. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, e da engenheira agrônoma e pesquisadora, Dolorice Moreti.

A comitiva foi recebida pela gerente da unidade, Stefani Gonçalves, e pela mestre-cervejeira, Andressa Corado, que apresentaram todo o processo de fabricação realizado na Ambev. Além disso, as equipes da SMATED e da Empaer apresentaram uma proposta de parceria com a empresa, que consiste na utilização da mandioca para produção de cervejas.

Vuolo destaca que esse foi o primeiro passo para prospectar uma futura parceria, que tem como intuito colaborar com o desenvolvimento econômico da capital e da agricultura familiar. Agora, a ideia será encaminhada à diretoria nacional da empresa, que deve analisar a viabilidade do projeto.

“Na pesquisa que fizemos com o IMEA, a mandioca desponta em Cuiabá como o maior cultivo na agricultura familiar. O nosso desejo é unir esforços para desenvolvermos uma política integrada para fortalecer os produtores de pequena propriedade e a agricultura familiar, melhorar a renda e qualidade de vida, além do fortalecimento da economia com a futura venda desse produto, onde a Ambev entra no processo de produção nessa parceria entre o Estado, por meio da Empaer, município e iniciativa privada. Então, esse foi o nosso primeiro contato para despertar o interesse nessa parceria. Agradecemos em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, o carinho pelo qual fomos recebidos”, disse Vuolo.

A gerente da unidade relata que a cerveja produzida a partir da fécula da mandioca já é comercializada em estados como Pernambuco e Goiás. No entanto, explica que depende da diretoria nacional da empresa, para que projeto do novo sabor de bebida chegue a Mato Grosso.

“Existe todo um processo produtivo e toda cerveja que hoje é produzida em grande escala, já foi produzida em pequena escala no nosso laboratório no Rio de Janeiro. Então, a nossa área agronômica faz o acompanhamento desde a pesquisa, até chegar a produção. Nós já temos a expertise com relação à produção da cerveja de mandioca. No enteando, isso independe da nossa unidade, e para que seja realizada em Cuiabá precisa passar pela diretoria nacional da empresa. As portas da nossa cervejaria estão sempre abertas, vamos colocá-los em contato com a pessoa responsável para que possamos dar continuidade”, pontua Stefani.