Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / QUALIFICA CUIABÁ

14 de Setembro de 2021 11h31

Qualifica Cuiabá: Jovens internados em centro socioeducativo ganham oportunidade de recomeço a partir da oferta de cursos de informática

14/09/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Um oportunidade de trilhar um novo caminho. Essa é a chance que dez jovens internados no Centro Socioeducativo Pomeri estão dispondo por meio da união entre entidades do poder público, iniciativa privada, e sociedade cível organizada. Nesta segunda-feira (13), os adolescentes iniciaram a primeira turma do Curso de  Informática, ofertado pelo programa Qualifica Cuiabá, da Prefeitura de Cuiabá.

A ação é fruto de uma parceria formada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Associação Dai-me Almas. A iniciativa faz parte do planejamento de ampliação do Qualifica Cuiabá, criado pela primeira-dama Márcia Pinheiro ainda na primeira gestão do prefeito Emanuel Pinheiro.

No Centro Socioeducativo, o Senai montou toda estrutura necessária com mesas, cadeiras e computadores, além de disponibilizar profissionais para a capacitação. O curso possui uma carga total de 160 hora e, conforme o cronograma, serão ministradas aulas de 4 horas por dia. Os jovens, com idade acima de 14 anos, são beneficiados com um curso que possibilitará o manuseio de todas as ferramentas da área da informática.

“Essa mais uma iniciativa extremamente relevante da gestão Emanuel Pinheiro. O mercado de trabalho tem aberto portas para profissionais com esse tipo de formação. Nossa torcida é para que também tenhamos resultados positivos nessa ação, para que possamos incrementar essa parceria e atender a demanda principal, que é a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Vuolo lembra ainda que está não é uma ação isolada da Prefeitura de Cuiabá, que ao longo dos anos vem ampliando o trabalho de formação profissional na Capital. Segundo ele, no próprio Pomeri, o Município já é parceiro no projeto da horta comunitária. Agora, a meta é continuar fortalecendo essas atividades para que outras também possam ser implantadas, atendendo um público ainda maior.

“O Qualifica Cuiabá é uma iniciativa da primeira-dama Márcia Pinheiro e está sendo ampliado. Temos a meta de formar ao menos 10 mil profissionais e esses adolescentes fazem parte desse processo. Temos uma parceria com o Senai e com o Senar, com cursos de de padeiro, confeiteiro, soldador, confecção de bolsas, e uma série de outras atividades que, a partir do momento que a unidade tiver condições, também vamos estender”, afirma o secretário.

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destaca que esse é um projeto de vanguarda, onde todos os envolvidos estão dando uma parcela de contribuição para possibilitar aos menores uma boa capacitação, criando janelas de novas oportunidades. Para ele, quanto mais capacitação, treinamento e conhecimento os jovens tiverem, maiores serão suas chances no mercado de trabalho.

“Se não dermos essa oportunidade para esses jovens usem o tempo disponível para construir algo, não teremos condições de reverter o caminho tomado inicialmente. Cabe a nós criarmos essa oportunidade e, quando isso é colocado em prática, temos a certeza que estamos fazendo algo de bom para que esses jovens tenham um futuro melhor”, comenta o secretário Alexandre Bustamante.

A coordenadora da Associação Dai-me Almas, Cassyra Vuolo, foi uma das envolvidas na articulação para que a qualificação pudesse ser desenvolvida no Centro Socioeducativo. De acordo com ela, juventude é uma parte preciosa da sociedade e investir nesse público é garantir a redução de índices de criminalidade e aumentar a oportunidade de inseri-los no mercado, contribuindo para desenvolvimento humano e social.

“Parece que são apenas dez meninos. Mas, na verdade, são dez famílias. São dez jovens que vão abrir portas para outros milhares. Talvez hoje não temos a ideia do quanto estamos impactando na vida desses jovens, mas no decorrer dos anos sentiremos isso com a redução da criminalidade. Tudo isso vai contribuir para que tenhamos uma sociedade mais humana, justa e fraterna”, pontua.