Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PARTICIPE

18 de Março de 2021 15h15

Peixe Santo é realizado em sistema drive thru; inscrições abertas para comerciantes até o dia 22 de março

18/03/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico torna público edital para credenciar interessados na venda e doação de pescado durante o evento “Peixe Santo”. As inscrições estão abertas até às 16h do dia 22 de março. A documentação deve ser encaminhado para a Comissão Permanente de Licitação, no Palácio Alencastro. O evento vai acontecer de 31 de março a 02 de abril em sistema de drive thru. A nova modalidade de comercialização foi adotada para atender as medidas de biossegurança em momento de pandemia da COVID-19. Confira edital e documentos AQUI.

“É um esforço de manter acesa a cultura da tradição do Peixe Santo, em um formato que se adeque a nova realidade da pandemia. Não podemos deixar nossa cultura ser esquecida, mas também é preciso responsabilidade com o momento de pandemia em que vivemos”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

O projeto ocorre há quase 30 anos e já virou tradição em Cuiabá, sendo um evento que reúne, todos os anos, milhares de participantes, com resultado significativo no comércio de peixes, atingindo, em 2018, cerca de 140 toneladas.

No ano de 2020, o Peixe Santo não ocorreu, em razão das normas de enfrentamento ao novo Corona Vírus – COVID 19. Este ano, para manter a tradição e para evitar aglomerações, a Prefeitura irá retornar a execução do projeto, cumprindo as exigências relacionadas à biossegurança, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Por conta da pandemia nós não realizamos o Peixe Santo. Este ano, por uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, organizamos o evento de forma segura e que cumpra as medidas de biossegurança exigidas pelo momento, ofertando o peixe com certificação e cumprindo os cuidados com a saúde pública em primeiro lugar”, pontuou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

O Peixe Santo vai acontecer entre nos dias 31 de março (quarta-feira), das 8h às 18h, no dia 01 de abril (quinta-feira), das 8h às 19h e no dia 02 de abril (sexta-feira Santa), das 8h às 12h. Cada carro poderá comprar apenas o máximo de 5 peixes. O drive thru vai funcionar em quatro pontos da capital: Parque Tia Nair, Centro de Eventos do Pantanal, Centro Cultural Silva Freire e Associação dos Criadores de Mato Grosso (ACRIMAT).

De acordo com edital, os interessados em vender devem apresentar requerimento impresso e devidamente preenchido na Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, juntamente com documentos elencados, como CPF, CNPJ e selo de qualificação do produto.

Dentre as exigências, é necessário possuir o mínimo de 20 toneladas de pescado para a comercialização no evento e apresentar Certidão de Regularidade Municipal e Trabalhista. Além de aceitar o preço do pescado tabelado pela Secretaria em R$ 15,90 o quilo.

Informações adicionais devem ser encaminhados por email cpl@cuiaba.mt.gov.br. O Credenciamento e o envelope contendo os Documentos de Habilitação e Formulário de Requerimento deverão ser entregues à Presidente da Comissão Permanente de Licitação até às 16:00 (dezesseis horas), do dia 22 de março de 2021 - Fuso horário de Cuiabá/MT, diretamente na Prefeitura Municipal de Cuiabá/MT - Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contratos/Secretaria Municipal de Gestão – SAELC/SMGe - Telefone: (65) 3645-6156. Atendimento: Das 08:00 às 12:00hs e das 14:00 às 18:00hs. Endereço: Praça Alencastro, n° 158, 5º Andar - Centro - Cuiabá/MT.