Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / INCENTIVO

02 de Março de 2020 11h44

Mês de março será voltado ao fomento do empreendedorismo feminino na Capital

02/03/2020

CAROLINA MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá realiza no mês de março uma programação especial voltada para o empreendedorismo feminino, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A meta é inspirar e compartilhar boas práticas de gestão com mulheres empreendedoras. 

Dentre as atividades previstas, no próximo dia  11 de março, das 8h às  12 horas, será realizada uma palestra como forma de elevação da autoestima da mulher a fim de despertar talentos e fomentar o empreendedorismo, além de garantir a valorização da trabalhadora. A ação é organizada pelas Secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e da Mulher, e será realizada no auditório da Escola Estadual Cesário Neto.

Outra iniciativa exitosa de fomento à geração e ampliação da renda familiar, trata-se do ‘Programa Qualifica 300’, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro. Reconhecido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a ação garante formação profissional, de forma gratuita para moradoras de comunidades carentes. Desde a sua criação, 3.570 mulheres já receberam o treinamento. A primeira-dama lembra ainda que a criação de uma rede que se traduza em uma política eficaz na defesa dos direitos, está garantida com a criação da Secretaria Municipal da Mulher. A pasta – criada com a minirreforma administrativa da gestão Emanuel Pinheiro - terá o nome do gestor anunciado ainda na primeira quinzena do mês de março.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a Lei nº 10.448 de 03 de outubro de 2016, de autoria do então deputado estadual  Emanuel Pinheiro instituiu a data de 11 de março, como o  Dia da Mulher Empreendedora no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Ainda durante a atividade, serão apresentados “cases de sucesso” de mulheres que hoje se transformaram em excelentes empreendedoras. “O nosso público alvo são as feirantes, vendedoras ambulantes, representantes comerciais. Queremos trabalhar com elas e apresentar todas as possibilidades e os caminhos para o sucesso”, pontou. O evento terá o formato de bate-papo com empreendedoras que irão contar suas histórias de sucesso e trechos das trajetórias percorridas em busca do alcance as metas estabelecidas.

Atividades

Na mesma data, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Cuiabá haverá uma sessão solene voltada para o tema. Já no dia próximo dia 28, será realizado o Encontro da Mulher Rural, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)- Campus Bela Vista, das 8h às 12 horas.

Para as mulheres interessadas em participar dos eventos, entrar em contato pelo telefone 3645- 7250. A participação é gratuita.