Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ATENÇÃO

08 de Agosto de 2020 07h00

Mercado do Porto amplia horário de funcionamento a fim de evitar aglomeração

08/08/2020

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Com o objetivo de evitar maior aglomeração, o Mercado do Porto ampliou o horário de funcionamento. O atendimento ao público ocorre de terça a sexta-feira, das 05 às 17 horas e aos fins de semana, das 05 às 14 horas. Válido lembrar que, todas as medidas de biossegurança previstas pela Organização Mundial de Saúde, com controle de acesso de pessoas, aferição da temperatura e disponibilização de álcool gel desde a entrada de acesso como em todas as barracas estão sendo tomadas a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus.

Nas segundas-feiras, o Mercado do Porto fica fechado para higienização do ambiente e das barracas. O local conta atualmente com 149 permissionários. Por ser considerado atividade que realiza serviços essenciais, está em funcionamento desde o início da adoção de medidas restritivas estabelecidas e sancionadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no mês de março.

Por conta da retomada das atividades dos setores econômicos, sancionada por meio de decretos pelo prefeito Emanuel Pinheiro, os restaurantes instalados no Mercado também estão em funcionamento, com atendimento presencial e também pelo sistema delivery.

Apesar de uma maior flexibilização, com a retomada de vários segmentos econômicos, o rigor da fiscalização no local também está mantido. Está sendo realizado o controle desde o acesso na entrada principal, sendo permitida a entrada obrigatoriamente com o uso de máscaras. Não só para os funcionários do Mercado como para os clientes e repositores. “Todos os permissionários foram orientados a seguir as formas de prevenção, importância da higienização, lavando as mãos com bastante frequência e se possível fazer uso do álcool gel e deixar disponível para os clientes”, destacou a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques.

Além disso, ressaltou Débora, cada permissionário deverá ter na banca álcool gel para uso particular e também disponível para o consumidor. Sem se esquecer da importância do distanciamento mínimo entre as pessoas e evitar a aglomeração. “Sem falar dos três lavatórios populares que foram instalados no Mercado do Porto. Iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro a fim de facilitar o acesso à higienização das mãos, sendo essa uma das mais importantes formas de prevenção ao novo Covid-19”, observou a secretária.

Se por ventura, algum permissionário descumprir com o acordo que foi firmado, ele irá sofrer uma sanção administrativa, recebendo uma multa ou até a perda da exploração do mercado. “Não é isso que o prefeito Emanuel Pinheiro quer. O que nós queremos é esse trabalho em parceria. Juntos iremos vencer esse momento de crise e o Mercado, local histórico da nossa Capital, vai poder continuar oferecendo um serviço eficiente com produtos de qualidade à toda população cuiabana”, concluiu.