Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

26 de Janeiro de 2011 17h17

Feirantes do Porto tem aula inaugural do curso de espanhol

26/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá-MT

De no olho nos preparativos para a Copa 2014, 60 feirantes do Porto começaram hoje (26-01) a se capacitar no idioma espanhol para receber os turistas que chegarão à Capital para o maior certame esportivo do mundo. A aula inaugural do curso, prestigiada pelo secretário Dilemário Alencar, teve lugar às 14h no Mercado do Porto, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Faculdade Evangélica da Assembleia de Deus. O curso tem duração de um ano e será ministrado em dois turnos, das 14h às 16h, e das 16h às 18h, em turmas de 30 alunos. 

A professora Damaris Rastelli apresentou as fase do módulo do curso, explicando que o espanhol é falado em todo o Planeta, daí a opção de priorizá-lo inicialmente para capacitar os feirantes do Porto. "é um idioma muito versátil, com interpretações dúbias de algumas palavras, se comparada a semelhança com o português. Mas acredito que vocês responderão à  altura do interesse que buscamos nesta classe para aprender bem o espanhol e, assim, poder conversar de igual para igual com os turistas durante a Copa 2014 e outros eventos de massificação significativa".

O secretário Dilemário Alencar observou a necessidade de todos dominarem pelo menos uma língua internacional, espanhol, inglês ou francês. "Nota-se que pouquíssimas pessoas tem esse domínio. Nem mesmo parte da classe jornalística escapa disso, limitando-se ao português. Falar fluentemente outra lí­ngua facilita as coisas, abre espaços. Parabenizo aqui os que se esforçaram para que este curso acontecesse, a exemplo da coordenadora do Mercado do Porto, Ozilma Tibaldi, da  presidente da Associação dos Permissionários do Porto, Silvânia Silva, e os demais, que se determinaram a cumprir esta jornada anual rumo ao domí­nio total do espanhol".

Ele disse que o Qualifica Cuiabá, programa a ser lançado em março/2011, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, é voltado à  capacitação de todos os trabalhadores em várias faixas etárias. "Mais cursos serão ministrados na área de idiomas e outras funções", afirmou. "Por orientação do prefeito Chico Galindo, o objetivo é ampliar parcerias com instituições públicas e privadas, para ofertar mais cursos em áreas distintas. O Qualifica Cuiabá é um programa de Educação Sócio profissional, porque qualifica o trabalhador para melhorar seu perfil operacional e, desta forma, garantir sua empregabilidade", destacou.

Ele alertou que as exigências de qualificação tornaram-se hoje regra mundial mesmo nas empresas de pequeno porte. "O trabalhador que não estiver capacitado dificilmente consegue colocação no mercado de trabalho. Ou, em outro caso, nem consegue se manter empregado, em face da competitividade. Outros qualificados vão surgir e tomar seu lugar, com certeza. Assim, a garantia de empregabilidade está atrelada à capacitação das funções que determinada empresa delega aos componentes do seu quadro operacional", concluiu.