Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

16 de Março de 2011 08h00

Dilemário concede entrevista à Rádio Cultura e fala sobre "Peixe Santo"

16/03/2011

Dayane Sena- Assessoria-SMTDE

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), Dilemário Alencar concedeu entrevista, nesta terça-feira (15.03), ao programa "Tribuna do Ouvinte" da Rádio Cultura, comandado pelo jornalista William Gomes, onde falou sobre o projeto “Peixe Santo” que será realizado entre os dias 18 a 22 de abril pela Prefeitura de Cuiabá em 113 pontos da cidade.

O Projeto Peixe Santo, criado há 20 anos tem como objetivo preservar a tradição religiosa da comunidade cuiabana, além de garantir peixe a preços baixos. “Nós iremos garantir que o peixe chegue à mesa das famílias por um valor acessível, queremos este ano bater a marca de comercialização do ano passado, que foi de 400 toneladas, e alcançar o número de 500”, disse o secretário.

Alencar observou que a população cuiabana antigamente tinha uma rejeição em comprar peixe de viveiros, os antigos “tanques”, devido haver um forte gosto de terra, “para acabar com isso, há uma nova tecnologia de alimentar os peixes, hoje a ração, ao invés de ir para a terra fica flutuando, e os peixes vem com qualidade e saborosos”, explicou. 

Respondendo a um ouvinte da rádio, sobre o valor alto dos peixes, o coordenador do projeto, Oderly Xaxim disse que o “Peixe Santo” serve como tabela para que também os supermercados abaixem o valor. “Isso tem acontecido todos os anos, nosso intuito é garantir a população que o peixe esteja na mesa na semana santa e de uma forma mais barata”, ressaltou.

Este ano, o projeto vai ganhar mais uma ajuda, o “Caminhão Feira do Peixe”, entregue pela ministra da Pesca, Ideli Salvatti, no mês de fevereiro, que com capacidade de 3,5 toneladas de peixe vai colaborar com a comercialização. O valor do peixe para este ano ainda não foi definido, o assunto será discutido na próxima semana com os piscicultores.

Para realização do Peixe Santo, a Prefeitura de Cuiabá conta com parcerias das Secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Piscicultores da Baixada Cuiabana, SEBRAE/MT e Polícia Militar de Mato Grosso.