Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

13 de Abril de 2011 16h57

Dilemário anuncia programação do Peixe Santo

13/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Em coletiva à imprensa hoje (13-04), no Mercado do Porto, o secretário Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) explicou detalhes da comercialização do 'Peixe Santo' na Capital, do dia 18 a 24 próximos. Criado em 91 pela Prefeitura de Cuiabá, o projeto completa 20 anos este mês. "Nasceu com o objetivo de comercializar peixes criados em viveiros a preços mais acessíveis, situados em diversos pontos da Capital, por ocasião da Semana Santa", salientou. Neste ano, serão instalados 110 pontos (tendas) em locais estratégicos da cidade. A previsão é de o atendimento encampar 90% dos bairros da Capital, prevê Alencar. Ele garantiu que a oferta de pescado para 2011, na Semana Santa, é folgada em relação à média geral de comercialização nos anos anteriores.

"Temos mais de 250 polos comunitários em Cuiabá. Ali estarão sendo ofertados três espécies de peixes: pacu, tambacu e tambatinga. As inscrições para os piscicultores interessados começaram hoje no Mercado do Porto. O objetivo é que os pontos de comercialização atendam à população cuiabana com qualidade. Neste sentido, exigimos alguns critérios básicos. Até agora 93 pessoas já se inscreveram".

Ele informou que o 'Caminhão Feira do Peixe', da Prefeitura de Cuiabá, inicia atividades de venda do Peixe Santo já nesta segunda-feira, ao lado do Monumento Ulysses Guimarães, na Avenida Rubens de Mendonça. O veículo, dotado de câmaras frias e balcão, pode armazenar até 3,5 toneladas de pescado. "Este caminhão não irá percorrer os bairros, vai estar estacionado no monumento durante a Semana Santa. É u m veículo fantástico, equipado com balcão para atendimento ao consumidor, balança e até máquina para emissão do cupom fiscal. Sem dúvida, uma ferramenta excelente para fomentar ainda mais o comércio de peixe durante este período religioso".