Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / SERVIÇOS PRESTADOS

12 de Março de 2020 13h40

Câmara de Cuiabá reconhece ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas para o empreendedorismo feminino

12/03/2020

CAROLINA MIRANDA

Câmara de Cuiabá

Os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Cuiabá para o fomento do  empreendedorismo feminino na Capital foram reconhecidos em audiência realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na noite de quarta-feira (11). A primeira dama da capital, Márcia Pinheiro, pondera que  a gestão se destaca pelas inovações, citando a criação da Secretaria Municipal da Mulher, que irá possibilitar a Cuiabá ser a oitava capital brasileira a possuir um órgão específico para o desenvolvimento de ações voltadas ao empoderamento feminino.

Um dos exemplos exitosos mantidos pela Prefeitura, trata-se do programa Qualifica 300, idealizado pela primeira-dama e que oportuniza formação profissional e, posterior independência  financeira, às famílias e conta com mais de 3,7 mil pessoas já atendidas. 

O evento realizado na Câmara Municipal celebrou o Dia Internacional da Mulher, registrado em 8 de março. “Trabalhamos pautados para o desenvolvimento econômico da cidade e ao fomento a renda e geração de emprego, principalmente, às  mulheres cuiabanas”, avalia a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques. Ela cita ainda que o mês de março contou com diversas ações destinadas ao empreendedorismo, com palestras e atividades como feiras de artesanatos.  O dia 11 de março, de acordo com a Lei nº 10.448 de 03 de outubro de 2016, de autoria do então deputado estadual  Emanuel Pinheiro, foi instituido como o ' Dia da Mulher Empreendedora no âmbito do Estado de Mato Grosso'.

De autoria do vereador Luis Cláudio, a sessão prestou homenagens àqueles que se dedicam ao trabalho. “É importante que seja comemorada uma das maiores conquistas femininas, o seu espaço no mercado de trabalho, o direito de empreender”.

 O cuidado da gestão municipal é tamanho, que, ainda nesse mês de março, as ações já desenvolvidas para uma política eficaz na defesa dos direitos das cidadãs, ganhará o reforço por meio da implantação da Secretaria Municipal da Mulher. A pasta – criada com a minirreforma administrativa da gestão Emanuel Pinheiro - terá o nome do gestor anunciado ainda na primeira quinzena do mês de março.