Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

13 de Abril de 2011 17h24

Alencar afirma que Prefeitura "luta por preço menor do peixe"

13/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Conforme o secretário municipal Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico) frisou hoje (13-04) na coletiva à imprensa, realizada nas dependências administrativas do Mercado do Porto, em Cuiabá, o Projeto Peixe Santo objetiva garantir pescado à mesa do consumidor a preços baixos, em contraste com os praticados no passado pelos revendores comuns. "Era inviável que o cuiabano pudesse garantir seu peixe durante a Semana Santa. Com o advento do Peixe Santo, projeto da Prefeitura da Capital, isso melhorou sensivelmente, e tornou-se não apenas fácil encontrar pescado na cidade no transcurso do feriado, mas também a preços acessíveis à maioria das pessoas, seja de classe média ou baixa".

O valor do quilo de peixe (com vísceras) a ser praticado em 2011 ainda está em fase de discussão entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econônmico e a Associação dos Piscicultores em Mato Grosso, a Aquamat, informou o secretário. "Até esta sexta isto será decidido. Os piscicultores desejam cobrar R$ 7 reais o quilo, enquanto a Prefeitura insiste que permaneça os mesmos R$ 6 reais de 2010. Peixe com vísceras, repito. Acredito ser possível chegar a um consenso capaz de atender a todos".

Dilemário destacou que o prefeito Chico Galindo quer fomentar duplamente a comercialização de peixe criado em cativeiro na Capital. "O Município vai promover nos próximos dias uma campanha institucional. Alimentar-se com peixes é saudável, e a tradição religiosa exige este produto à sua mesa na Semana Santa. É, de fato, um projeto com cunho tradicional, e a cada período registramos acréscimo na comercialização. Foram 400 toneladas em 2010, e estimativas indicam que poderemos comercializar em 2011 aproxima damente 500 toneladas".