Primeira-Dama

Márcia Aparecida Kuhn Pinheiro, há 30 anos, é casada com Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá. É mãe de Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o deputado federal Emanuelzinho,  e do médico Elvis Kuhn Pinheiro. Nascida em 9 de junho de 1968, em Santa Izabel D’Oeste (PR), é a mais nova dos quatro filhos do casal José Darci Kuhn e Beatriz da Rocha Kuhn. Viveu a infância no interior do Paraná, onde cursou o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Marquês de Maricá. Já adolescente, mudou-se com os pais para Cuiabá e cursou o Ensino Médio no Colégio Isaac Newton. Administradora de empresas e pós-graduada em Gestão Pública, Márcia dirigiu as empresas da família até 1995.

Consciente de que as mudanças perpassam por ações transversais, atua alicerçada pela efetivação de uma política pública estruturante, mantendo como propulsor o cuidado aos mais vulneráveis. Sempre ao lado do marido, engajada, conquistou reconhecimento nacional por sua atuação em prol de causas sociais e foi eleita vice-presidente da Associação Nacional das Primeiras-Damas.

Márcia é incansável na criação e consolidação de políticas efetivas voltadas para o enfrentamento da violência contra a mulher em todas as suas manifestações. Um de seus projetos trata-se da criação do Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica em um Hospital Municipal. Com uma estrutura especialmente elaborada no Hospital Municipal Dr. Leony Palma de Carvalho, as vítimas podem buscar assistência integral, 24 horas por dia, de segunda a domingo, e contam com uma equipe multidisciplinar.

Márcia também foi a principal articuladora para a criação em Cuiabá da primeira Secretaria da Mulher em Mato Grosso. Compreendendo o impacto da violência  em decorrência do feminicídio, idealizou e formatou o projeto de amparo aos filhos de vítimas de feminicídio, que desde 2022 foi implantado em Cuiabá, possibilitando que crianças e adolescentes recebam um salário mínimo todos os meses. A iniciativa, por sua amplitude e premência, foi replicada e virou legislação nacional (Lei 14.717/2023). Também conta com a assinatura de Márcia Pinheiro a criação do projeto cuiabano de implantação do auxílio-aluguel às vítimas de violência doméstica com aluguel social, mais um pilar na construção de políticas estruturantes para romper o ciclo de sofrimento imposto a tantas mulheres.

Tendo a consciência de que a violência sistêmica contra a mulher é consequência de desigualdades históricas, que foram construídas por meio de manifestações extremas, as quais transitam nos campos social, político, cultural e econômico, Márcia também é a idealizadora do projeto Qualifica. O programa possibilita cursos de formação que atendem, prioritariamente, mulheres e jovens. A formação em distintas áreas fomenta sonhos e instrumentaliza o empreendedorismo para mais de seis mil beneficiárias.

Outra marca de sua atuação é o programa Siminina, que carrega consigo números de sucessos e atende meninas na faixa etária de 6 a 14 anos. Existente há mais de vinte anos, mas graças à orientação da primeira-dama, o programa foi reformatado em 2017, deixando de ser uma iniciativa recreativa, atendendo de forma multidisciplinar mediante a oferta de ballet, dança regional, judô, fanfarra e ações de reforço no contra turno escolar. Para 2024, serão atendidas mais de 1,5 mil meninas em 15 polos de atendimento do programa.

Márcia Pinheiro também mantém o cuidado e auxilia em medidas de enfrentamento à fome, sendo a delineadora do programa Prato Cheio, que atende com 26 mil refeições por mês à população de baixa renda, por meio de parceria com restaurantes locais, em 14 bairros de Cuiabá, ao preço social de R$ 2. Também dedica-se a contribuir para discussões e manifestações culturais que promovam o debate e contribuições para políticas estruturantes na área do desenvolvimento social fundamentadas pela segurança alimentar e qualificação profissional.