Terça, 18 de fevereiro de 2014, 09h32
A- |  A+

Turista / VOLUNTARIADO

Servidor público tem vantagem ao trabalhar como voluntário na Copa


Secom Cuiabá

Os servidores públicos interessados em trabalhar como voluntário durantes os jogos da Copa do Mundo da Fifa em Cuiabá ainda podem se inscrever. Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto e terminais de ônibus; e de grande movimentação, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest. Também trabalharão dando informações no entorno da Arena Pantanal e ajudarão a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio. 

Os voluntários selecionados participarão de treinamento virtual e presencial. Entre os cursos ofertados estão: hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário. 

Os servidores públicos selecionados como coordenadores ainda poderão participar de mais outros dois cursos, Atendimento ao Cidadão e Ética no Serviço Público, que serão ministrados pela Escola Nacional de Administração Pública. O Programa Brasil Voluntário oferece ainda uniforme; alimentação; transporte dentro da cidade-sede; seguro de vida; certificados de participação no treinamento virtual e presencial emitidos pela Universidade de Brasília; e certificado de atuação emitido pela Universidade de Brasília.

Segundo o decreto 5.424/2013, ao atuar como voluntário credenciado pela FIFA, o servidor público de Cuiabá não terá sua remuneração prejudicada em virtude do afastamento do serviço.

Para ser voluntário é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e disponibilidade de atuar no mínimo sete dias, seguidos ou não. Quem quiser se inscrever, basta acessar o site www.brasilvoluntario.gov.br até o dia 6 de março. 

No formulário de inscrição, o candidato pode indicar a preferência do local ou área de atuação. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, ele poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Cidadania e coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Brito, o servidor público que se tornar um voluntário estará desempenhando um importante papel durante os jogos em Cuiabá.

“Ser voluntário também é exercitar a cidadania e fazer parte da história do maior evento que Cuiabá já recebeu”, avaliou.

PARCERIA – A Prefeitura de Cuiabá firmou no dia 22 de janeiro o acordo de cooperação com o Ministério dos Esportes para a mobilização e capacitação de cidadãos cuiabanos para participação de ações voluntárias na Copa do Mundo de 2014. O termo foi assinado entre o prefeito Mauro Mendes e o ministro dos esportes, Aldo Rebelo.

O programa Brasil Voluntários foi lançado oficialmente no dia 14 de janeiro e dispõe sobre o cronograma de ações de execução do termo, que terá vigência até o dia 31 de agosto deste ano. A fiscalização do cumprimento dos termos pelas cidades-sedes será feita pelo Ministério dos Esportes.

O termo apresenta a Matriz de Responsabilidade que determina como o município deverá atuar para cumprir o programa Brasil Voluntários. A intenção, conforme destacado no pacto, é deixar um legado à cultura local, de disseminação do costume do voluntariado no país, além de formar um quadro de apoio ao evento. 

Cada cidade-sede será responsável por definir o número necessário de voluntários para cada dia e local onde forem desenvolvidas atividades relacionadas à Copa do Mundo. Na Matriz de Responsabilidade é definido ainda que os voluntários devam ter acesso a transporte público de forma gratuita.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá