/ VOLUNTARIADO

18 de Fevereiro de 2014 09h32

Servidor público tem vantagem ao trabalhar como voluntário na Copa

18/02/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Secopa-MT

Arquivo

Os servidores públicos interessados em trabalhar como voluntário durantes os jogos da Copa do Mundo da Fifa em Cuiabá ainda podem se inscrever. Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos, como rodoviária, aeroporto e terminais de ônibus; e de grande movimentação, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest. Também trabalharão dando informações no entorno da Arena Pantanal e ajudarão a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio. 

Os voluntários selecionados participarão de treinamento virtual e presencial. Entre os cursos ofertados estão: hospitalidade, turismo, história do futebol, megaeventos, segurança, primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano, francês, turismo, cidade-sede, mobilidade, estratégias do evento e a importância de ser voluntário. 

Os servidores públicos selecionados como coordenadores ainda poderão participar de mais outros dois cursos, Atendimento ao Cidadão e Ética no Serviço Público, que serão ministrados pela Escola Nacional de Administração Pública. O Programa Brasil Voluntário oferece ainda uniforme; alimentação; transporte dentro da cidade-sede; seguro de vida; certificados de participação no treinamento virtual e presencial emitidos pela Universidade de Brasília; e certificado de atuação emitido pela Universidade de Brasília.

Segundo o decreto 5.424/2013, ao atuar como voluntário credenciado pela FIFA, o servidor público de Cuiabá não terá sua remuneração prejudicada em virtude do afastamento do serviço.

Para ser voluntário é necessário ter no mínimo 18 anos de idade e disponibilidade de atuar no mínimo sete dias, seguidos ou não. Quem quiser se inscrever, basta acessar o site www.brasilvoluntario.gov.br até o dia 6 de março. 

No formulário de inscrição, o candidato pode indicar a preferência do local ou área de atuação. Caso a vaga pretendida seja preenchida por outra pessoa, ele poderá ser selecionado para atuar em outro setor. Há vagas para diversos perfis, o que garantirá a formação de um grupo diversificado.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Cidadania e coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Brito, o servidor público que se tornar um voluntário estará desempenhando um importante papel durante os jogos em Cuiabá.

“Ser voluntário também é exercitar a cidadania e fazer parte da história do maior evento que Cuiabá já recebeu”, avaliou.

PARCERIA – A Prefeitura de Cuiabá firmou no dia 22 de janeiro o acordo de cooperação com o Ministério dos Esportes para a mobilização e capacitação de cidadãos cuiabanos para participação de ações voluntárias na Copa do Mundo de 2014. O termo foi assinado entre o prefeito Mauro Mendes e o ministro dos esportes, Aldo Rebelo.

O programa Brasil Voluntários foi lançado oficialmente no dia 14 de janeiro e dispõe sobre o cronograma de ações de execução do termo, que terá vigência até o dia 31 de agosto deste ano. A fiscalização do cumprimento dos termos pelas cidades-sedes será feita pelo Ministério dos Esportes.

O termo apresenta a Matriz de Responsabilidade que determina como o município deverá atuar para cumprir o programa Brasil Voluntários. A intenção, conforme destacado no pacto, é deixar um legado à cultura local, de disseminação do costume do voluntariado no país, além de formar um quadro de apoio ao evento. 

Cada cidade-sede será responsável por definir o número necessário de voluntários para cada dia e local onde forem desenvolvidas atividades relacionadas à Copa do Mundo. Na Matriz de Responsabilidade é definido ainda que os voluntários devam ter acesso a transporte público de forma gratuita.