Turismo / DIÁLOGO

09 de Junho de 2022 15h27

Vice-prefeito e secretários recebem embaixador e comitiva do Paraguai

09/06/2022

FERNANDA LEITE

Luiz Alves

Arquivo

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, os secretários Luís Cláudio (Governo) e Zito Adrien (Turismo), receberam no Palácio Alencastro, na tarde de terça-feira (7), a visita do embaixador da República do Paraguai, Juan Angel Delgadillo, da  cônsul, Ângela Maria Fernandez e demais membros da comitiva.

A realização de um intercâmbio de turismo e cultural, e realização de um fórum tendo como tema a preservação do Pantanal, foram debatidos durante o encontro.

"Extremamente importante o debate para a preservação do Pantanal. A  Prefeitura de Cuiabá considera a relevância da  participação neste debate. Somos a porta de entrada do bioma Pantanal. Lamentavelmente, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, não pode estar presente na reunião, porém, sempre defendeu políticas de proteção do Pantanal, desde sua atuação como deputado estadual. Precisamos valorizar a atividade econômica, cultural e os moradores daquela região. Me coloco à disposição para discutirmos o tema" declarou o vice-prefeito. 

"Vamos debater a realização deste Fórum, que seja realizado na capital do Paraguai,  em Asunción,  Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Sucre (Bolívia) ou Brasília (DF), mas a nossa cidade, Cuiabá   tem interesse em participar deste debate, porque o Pantanal é um patrimônio natural da humanidade.  A gente tem a visão muito para o atlântico e temos que olhar mais para o Pantanal. Temos que tornar essa discussão em um corpo único. O Paraguai, a Bolívia e Brasil, juntamente com os dois estados MT e MS. Precisamos debater a preservação deste bioma tão importante para o mundo", comentou o secretário de Governo, Luis Cláudio. 

O embaixador comentou sobre sua passagem por  Cuiabá e  elogiou os pontos turísticos, a gastronomia e a cultura cuiabana. Ele ainda destacou sobre a importância da união dos países em busca de propostas para a preservação do Pantanal . "O Pantanal é só um só. Todos temos de trabalhar pela sua preservação e utilização racional. Vamos ir em busca da realização deste fórum e quero agradecer a todos cuiabanos pela receptividade”.

O secretário de Turismo, Zito Adrien, falou sobre a possibilidade de incluir a cultura do país para ser tema de um dos evento do "Viva o Feriado em Cuiabá" ."Assim como teremos  a Semana da Índia em Cuiabá, um evento realizado pelo SESC, com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, poderíamos ter também este intercâmbio e realizar um evento para demonstrar a cultura do país aos cuiabanos", sugeriu.

Também participaram da reunião, a assessora  do embaixador, Noelia Vilalva, a  embaixatriz Maria Mercedes e o vereador Marcrean Santos.