Turismo / CULTURA E EDUCAÇÃO

11 de Abril de 2022 10h19

Secretário de Turismo acompanha visita de alunos ao Museu da Caixa D'água Velha

11/04/2022

NATHANY GOMES

Luiz Alves

Arquivo

Fortalecendo o elo entre a cultura e educação, o secretário de Turismo, Zito Adrien, acompanhou na tarde de quinta-feira (7), a visita dos alunos do 4º ano do Colégio Ibéro Americano ao Museu da Caixa D'água Velha, um dos símbolos mais tradicionais da história de Cuiabá. 

Ao todo, um turma com aproximadamente 40 estudantes estiveram presentes e tiveram a oportunidade de conhecer de perto as memórias da primeira grande Caixa D'água da cidade, bem como um acervo fotográfico que conta com riqueza de detalhes, a origem do município até os tempos atuais. 

Bastante orgulhoso ao ver o retorno da frequentação das escolas aos patrimônios culturais regionais, Zito Adrien destacou que a finalidade da Gestão Pinheiro é melhorar ainda mais a estrutura dos locais, por meio de reforma e ampliações, dispondo de todo suporte necessário para receber toda a população. 

"Precisamos colocar o museu para atender esse público (estudantes) também, não somente visitantes e turistas, queremos nossas crianças para que entendam as histórias, mas para que isso ocorra de forma satisfatória, é necessário que benfeitorias sejam feitas. Já solicitei à minha equipe um projeto que precisa ser concretizado, formulando um calendário com as datas ideais disponíveis. Esamos hoje fazendo teste com as escolas e queremos fazer disso um hábito", elencou. 

Redescoberto em 2007, o museu passou a fazer parte de um dos principais roteiros turísticos da capitalmato-grossense, utilizado como fonte de pesquisas pelas unidades educacionais públicas e privadas, escolha primordial na promoção das aulas de campo (externa). 

A  diretora do colégio, Eliza Moura afirmou que objetivo é aprimorar  o conhecimento sobre a história do município, que coincidentemente, celebra 303 anos, nesta sexta-feira (08). "Eles amam aula de campo, isso ficou mais evidente quando falamos sobre o aniversário de Cuiabá, gostam de conhecer a história, agora, da caixa d'água, onde poucos conheciam e ficaram vidrados de como água chegou até a cidade", comentou a gestora. 

Os agendamentos estão sendo retomados de forma gradativa em razão do período pós-pandemia e flexibilização das medidas de biossegurança. O museu  funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 09h às 11h/ 13h às 17h. Sábado, domingos e feriados, das 09h às 12/ 13h às 17h, entrada gratuita, localizado na Rua Nossa Sra. de Santana, 1–105 - Centro.