Turismo / EXTENSA PROGRAMAÇÃO

22 de Junho de 2022 10h41

Projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' movimentou a cidade; veja balanço das ações desenvolvidas em 14 pontos

22/06/2022

FERNANDA LEITE

Luiz Alves

O primeiro evento do projeto 'Viva o Feriado em Cuiabá' movimentou a cidade e garantiu lazer a população cuiabana e turistas que vieram prestigiar a cidade entre os dias 15 a 19 de junho (Corpus Christi). O evento foi uma ação foi idealizada pela Secretaria de Turismo, sob o comando de Zito Adrien, em parceria com as pastas de Cultura, Esporte e Lazer, com o secretário Aluízio Leite e também pela Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com o secretário Francisco Vuolo, e colaboração de associações e da iniciativa privada. 

 Foram 14 eventos espalhados por vários cantos da cidade: Orla do Porto,  Praça Santos Dumont,  Praça Jardim das Américas,   Praça 8 de Abril ,  Parque da Família, Praça da Mandioca, Semana da Índia em Cuiabá - Sesc Arsenal, Casa Cuiabana, São Gonçalo Beira Rio, Centro Histórico,  MISC (Museu da Imagem e Som de Cuiabá), Museu da Caixa D’água Velha, Distrito da Guia  e Comunidade – Rio dos Peixes. 

 
Conforme levantamento das pastas,  na Praça Jardim das Américas cerca de dez mil pessoas participaram das atividades e mais de cinco mil produtos (comidas típicas, doces, caldos, queijos e demais) foram comercializados.
 
Na Orla do Porto, circularam  12 mil pessoas durante todo o evento.  Na  Praça 8 de Abril, que contou com exposição de carros antigos,  durante dois dias de exposição, a estimativa é de mais de mil visitantes por dia. No SESC Arsenal, no Porto, foram mais de 3.500 pessoas durante o evento da 'Semana da Índia'.  A Praça da Mandioca, na sexta-feira (17),  foi palco do  'Arraiá da Praça da Mandioca' e sábado (18), no Samba da Mandioca, foram quase 3 mil pessoas prestigiando o local. 
 
"Estamos muito satisfeito com esse resultado preliminar. Foi muito corajoso da parte da Prefeitura realizar este evento que focou em segurar a população em Cuiabá nos feriados. A cidade ficava parada, numa solidão, porque todos viajam, saem daqui pra ir para outras cidades. E neste feriado prolongado foi diferente, na Orla do Porto., por exemplo, as famílias foram prestigiar o local. No Jardim das Américas foi um sucesso, teve apresentações culturais, uma gastronomia fantástica, apresentações culturais e entretenimento para a criançada. A ideia partiu de um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, que há tempos, vem solicitando aos  seus secretários ideias e medidas que ajudem os setores prejudicados na pandemia a se recuperarem. Neste projeto piloto soubemos onde acertamos e onde erramos. No próximo, queremos chegar na perfeição, neste, tivemos alguns detalhes que serão reavaliados para o próximo evento", comentou Zito Adrien.
 
Para o secretário Aluízio o balanço do evento foi positivo e produtivo. "A Prefeitura de Cuiabá  está de parabéns, pois, em todos os cantos ocorreu programação cultural.  E o evento teste de outros que irão ocorrer. A Cultura, junto com a Turismo e Agricultura estão de parabéns e no 7 de Setembro será muito melhor. No Porto, por exemplo, vimos toda a população presente. Queremos que nossos eventos sejam mais próximo da população, seguindo a orientação do prefeito Emanuel Pinheiro. Vamos fazer mais eventos para a periferia e levar a cultura para mais próximo da população mais carente", destacou ele.  
 
Do Caldos da Malu, a pequena empresária Mariluci Borges da Silva, participou do evento na praça do Jardim das Américas. Ele agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e pediu a realização de mais eventos como o 'Viva o Feriado em Cuiabá'. "Foi maravilhoso. Eu amei, foi uma oportunidade muito boa, quero que tenha mais porque é um diferencial para nós, a gente participa de feiras  gastronômicas, mas este evento, foi diferente e produtivo. Prefeito  por favor, faz mais, e continue ajudando a nós", disse ela sorrindo.  
 
Para o secretário Vuolo, a  iniciativa do 'Viva o Feriado em Cuiabá' atraiu turistas e a população cuiabana teve diversas opções para curtir esse feriado prolongado na cidade. "Quem ganha é a população , as diversas cadeias produtivas e teremos a oportunidade de mostrar Cuiabá para Mato Grosso e para o Brasil. Este primeiro evento nos mostrou que a população quer viver e curtir em Cuiabá. Iremos melhorar ainda mais os próximos eventos, porque a receptividade foi muito boa e todos saíram ganhado. A população aprovou e isso é que nos deixa muito satisfeitos, cumprimos o que foi planejado ", concluiu. 

 

Foram  parceiros do evento: 
 
Centro de Inteligência de Desenvolvimento Sustentável de Cuiabá
 
Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT)
 
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio)
 
Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC)
 
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)
 
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
 
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT)
 
Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT)
  
SESC Mato Grosso
 
SESI- SENAC - MT
  
Secretaria Municipal de Comunicação de Cuiabá